Foi em abril de 2023 que Olivia Munn, de 43 anos, recebeu um diagnóstico de cancro da mama após a realização de testes genéticos: tinha tumores malignos no estágio I em ambas as mamas . A atriz norte-americana interrompeu as filmagens de uma nova produção e entregou-se às mãos dos médicos. Apenas 30 dias depois de saber da doença, a estrela de Hollywood submetia-se a uma dupla mastectomia. Em 10 meses passou por quatro cirurgias e teve a menopausa induzida por medicação.
“Tentei estar preparada, mas a verdade é que nada me podia preparar para o que eu ia sentir, para o que ia acontecer, para o como eu ia lidar com tudo a nível emocional. Foi mais difícil do que estava à espera”, admitiu Olivia Munn em entrevista à revista People.
No dia 24 de maio de 2023, Olivia Munn acordava após a realização da mastectomia dupla. Tinha a zona do peito tapada por ligaduras e ao lado tinha uma fotografia do filho, Malcolm, que na altura tinha 1 ano. Mais tarde os médicos disseram que tinham encontrado um carcinoma “do tamanho de uma tangerina” numa das mamas. No regresso a casa contou com o apoio total do companheiro, John Mulaney.
Após a mastectomia, Olivia Munn optou por não seguir de imediato para a cirurgia de reconstrução, para dar ao seu corpo um período de descanso. Contudo, revela a dificuldade que foi tirar as ligaduras pela primeira vez e observar o seu corpo após a cirurgia.
“Foi um choque. Foi muito difícil. Lembro-me de olhar para o espelho e de não sentir nada, estava apenas a absorver o que o médico estava a dizer”. Foi só no regresso a casa, quando voltou a observar o corpo ao espelho que se foi abaixo. “Desabei completamente”.
A cirurgia reconstrutiva aconteceu no outono e levou Olivia a novo período de adaptação. “Está muito melhor, mas não é a mesma coisa”, confessou a atriz. Munn garante estar em paz com o corpo e com as cicatrizes com que ficou e às quais chama “ferimentos de combate”.
Nas redes sociais, a atriz partilhou imagens captadas durante os tratamentos como forma de contar a sua história e demonstrar apoio a outras mulheres que estejam a passar pelo mesmo.