A edição deste ano do Festival de Cinema de Cannes está a decorrer, com muitas celebridades a desfilar na passadeira vermelha, a posarem para sessões fotográficas ou a irem a eventos organizados por marcas. Momentos em que vestidos elegantes, visuais glamourosos e joias impressionantes roubam todas as atenções, apesar de poucas pessoas saberem que a indumentária tem de corresponder a algumas regras.
Diz o dress code de Cannes que “para assistir às apresentações de gala é necessário um smoking com laço ou vestido de noite. Em alternativa, pode-se usar um vestido de festa, umas calças escuras com uma parte de cima elegante, um vestido preto, um fato preto ou azul escuro com laço”. Quanto ao calçado, “é obrigatório o uso de sapatos elegantes, com ou sem salto.Os ténis estão proibidos”. Pede-se ainda aos convidados que “evitem trazer mochilas, bolsas ou sacos grandes”.
Ao observar estas regras, em especial as do calçado, encontramos três celebridades que já foram contra o dress code.
O ano passado, Jennifer Lawrence surgiu na apresentação do filme ‘Anatomia de uma Queda’ com um deslumbrante vestido vermelho Dior. Contudo, ao subir a escadaria, todos repararam que a atriz usava chinelos pretos, o que causou uma grande surpresa.
Em 2016, Kristen Stewart chegou à apresentação do filme ‘Personal Shopper’ com um vestido Chanel brilhante e sapatos de salto alto pretos Christian Louboutin, mas ainda a meio da passadeira vermelha trocou de calçado. Os sapatos elegantes deram lugar a uns ténis azuis já com claros sinais de uso.
Dois anos mais tarde, em 2018, Kristen Stewart voltou ao certame e mais uma vez quebrou as regras de dress code do Festival de Cinema de Cannes ao desfilar descalça.
Contudo, Kristen Stewart não foi a primeira estrela a surgir com os pés a nu na passadeira vermelha do festival de cinema francês. Em 2016, Julia Roberts surpreendeu ao evitar o uso de sapatos na apresentação do filme “Money Monster”.
A usar um vestido preto Armani Privé, só deu a conhecer que estava descalça no momento de subir as escadarias. Julia Roberts levantou o vestido para conseguir caminhar e surpreendeu os presentes pela falta de calçado e quebra das regras.