![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2023/02/230203_JLEM2293-720x1080.jpg)
De quanto em quanto tempo faz um check-in consigo mesma? Com a qualidade dos seus pensamentos, das suas metas e ambições? Com a sua saúde física e a sua saúde mental? O que está a fazer para se ir otimizando por dentro, como ser-humano no decorrer da sua vida? Um check-in não é só tomarmos consciência de onde estamos semana a semana ou mês a mês nas nossas vidas, mas também comprometermo-nos a traçar um plano/contrato com nós mesmas e de o cumprir com prazos.
Tenho necessidade constante de fazer check-ins semanais comigo mesma e mais recentemente até me inscrevi num seminário extraordinário do famoso coach Tony Robbins para aprofundar temas de potencialização no autodesenvolvimento, para poder mais detalhadamente criar conexão comigo mesma e otimizar a qualidade das relações pessoais e profissionais que escolho ter.
E o que são alguns dos pontos principais a reter num seminário destes de autodesenvolvimento que podem ajudar-vos no vosso check-in semanal?
1 Pessoas de sucesso entendem o ciclo de sucesso e usam o poder do MOMENTUM!
Sucesso aqui não é estar na TV ou ter muitos followers/seguidores, é sucesso daqueles em que se concretizam as metas que nos impomos, sejas elas quais forem. Use a visualização para obter resultados com antecedência: visualizar o resultado que se ambiciona ter e criar momentos escrevendo um plano com possíveis decisões de vida que nos possam levar mais perto das nossas metas pessoais e profissionais é crucial para ter sucesso no nosso caminho e viagem de vida.
2 As suas CRENÇAS podem ajudá-la a explorar o seu potencial.
Quando acede a todo o seu potencial e age sobre ele concretamente, obtém resultados incríveis. Para aceder a todo o seu potencial tem de ultrapassar a sua voz interior insegura que por norma somente lhe repete limites que lhe foram verbalizamos por outras pessoas ao longo da sua vida.
Não acredite nessa voz da insegurança e comece a retreinar o seu cérebro para contradizer essas crenças limitativas que não são suas, são de quem um dia lhas disse, assim começa a aceder ao seu verdadeiro eu e potencializa o seu maior potencial.
3 Defina como é uma vida EXTRAORDINÁRIA para si. Escreva a sua lista.
Concentre-se no que precisa de mudar para tornar essa vida extraordinária realidade!
4 Todos nós temos uma casa EMOCIONAL.
Escolha e concentre-se nas emoções fortalecedoras que deseja experimentar com mais frequência e pratique diariamente esse reconhecimento de novas emoções com ações simples. Passo a passo sem se exigir a perfeição e sendo mais gentil consigo mesma.
5 Três DECISÕES que moldam a sua vida.
Pode decidir constantemente no que focar a sua atenção, o que as coisas significam e o que você faz sobre isso. A energia vai para onde a nossa atenção vai. Pratique pausar. Pause antes de respirar para respirar mais fundo. Pause antes de decidir para não se precipitar e aceder à melhor versão de si. Pause antes de escolher no que se focar a cada momento. Pause antes de reagir.
6 Domine a CIÊNCIA da realização e a ARTE da realização.
Lembre-se que o sucesso sem realização é fracasso total.
7 Lembre-se de momentos na sua vida pelos quais é GRATA.
Dê-se alguns minutos diários antes de se levantar de manhã e sinta esses sentimentos novamente e escolha viver diariamente num estado de leveza e alinhamento que esses sentimentos lhe proporcionam. Aquelas emoções que muitas vezes procura já moram dentro de si, é uma questão de prática. Chama-se ‘priming’ em inglês e significa otimização da nossa vida através da consciencialização de emoções bonitas que já vivemos.
Podemos lembrarmo-nos, em três minutos, dum álbum de memórias e emoções que elevam a nossa energia dum estado às vezes desmotivado e estagnado a um estado energizado e completo.
8 Medos PRIMÁRIOS
Todos nós temos dois: 1) Não somos o suficiente e 2) Não sermos amados. Mas podemos dançar com medo. A gratidão é o antídoto para esses medos que muitas vezes nos impedem de atingir metas.
9️ Coloque-se num ESTADO DE PICO de energia sempre que se sentir desmotivada, cansada, frustrada.
Ouça a sua música preferida, dance, faça exercício, respire fundo, etc. Temos o controlo da nossa energia e não precisamos de muito para a mudar. Existem métodos de respiração kundalini (a pesquisar) ou simplesmente aprender a respirar bem com técnicas simples, pois a maioria das pessoas respira para viver mas não pára nenhum minuto do dia para respirar fundo, oxigenar o cérebro e controlar o estado de stresse, ansiedade em que possa estar por alguma razão.
Pesquise, para que possa aprender técnicas simples e pratique-as, assim conquistando formas de condicionar e alinhar diariamente a sua mente e corpo! Energia é tudo.
Espero que esta lista aguce a sua motivação para não ficar sentada a reclamar com a vida, com os outros. Porque normalmente quem reclama muito esquece-se de quem está no leme da sua vida. E uma coisa é certa: não podemos controlar muito do que nos acontece mas podemos controlar a forma como reagimos ao que nos acontece.
A qualidade da nossa vida reside na forma como escolhemos reagir em cada momento que nos é proporcionado e na qualidade das relações que escolhemos ter. Não se esqueça de fazer check-in consigo mesma semanalmente e quando se sentir desalinhada pergunte-se se a sua incerteza ou reação vem de si ou vem duma versão de si que lhe está a pedir para evoluir.
Esta crónica foi originalmente publicada na ACTIVA de janeiro. Todos os meses podem ler na revista ACTIVA um novo Notebook de Gracinha Viterbo.
INSTAGRAM @gracinhaviterbo