A pandemia veio afetar a vida de muitas famílias e empresas, acabando por fazer da preocupação com a poupança algo muito importante e a ser acompanhado.
A sustentabilidade pode e deve ter como aliada a poupança. Se consideramos por exemplo, que ainda existe muito desperdício alimentar, o que causa impacto na vida de todos, devemos olhar para este tema de forma muito direta. O desperdício alimentar continua presente em muitas famílias portuguesas e torna-se primordial saber como podemos melhorar este ponto e ajudar a nossa carteira, poupando dinheiro, e, ao mesmo tempo, ajudando o nosso planeta.
Para isso, aqui ficam algumas dicas:
- Sempre que vai às compras não se esqueça da lista para ter uma organização, e não caia na tentação de comprar mais alguma coisa.
- Opte por fazer compras online, onde pode comparar preços ou caso vá à loja física. Vá bem cedo, para fazer as compras com calma, de forma a não se desviar do orçamento com compras por impulso. A pressa é a inimiga da poupança.
- Controle as quantidades e não compre em demasia, de modo a evitar desperdício. Faça uma vistoria ao que tem ‘em stock’; abra o frigorifico e despensa. Assim, poderá visualizar aquilo de que precisa verdadeiramente e, por conseguinte, não vai comprar coisas a mais e que têm a probabilidade de se estragar.
- Aproveite, por exemplo, para utilizar a fruta em sumos ou saladas de fruta, evitando que fique madura demais e acabe por ter de ir para o lixo.
Outra forma de aliar a sustentabilidade à poupança é nos consumos lá de casa, com a água e luz por exemplo. Por isso, deve repensar os consumos domésticos e aproveitar a energia solar ao máximo, porque isto permite ganhar autonomia nos consumos e, ao mesmo tempo, poupar dinheiro. Pode sempre apostar nas energias renováveis, através de painéis solares, que vão acabar por ajudar a poupar dinheiro ao longo do tempo e a ter qualidade de vida.
Reduza o consumo da água, evitando ao máximo o desperdício de água em banhos, a lavar a loiça, etc. E, claro, tenha em atenção a utilização de eletrodomésticos de maior consumo nas horas mais económicas, para que a sua fatura seja mais reduzida.
A redução do consumo de papel também é fundamental, porque desta forma está a ajudar a diminuir a desflorestação. Hoje em dia existem alternativas online onde pode arquivar documentos, sem custo e de forma muito bem organizada, sem ter de imprimir papel. Sempre que possível, opte nas suas despesas programadas como, por exemplo, a da luz, água e gás, por receber a fatura eletrónica, porque é muito mais fácil e amigo do ambiente.
Como vê, podemos ter a poupança aliada à sustentabilidade em pequenos gestos, que fazem a diferença na sua carteira no presente e no futuro, com poupanças significativas de tempo e dinheiro.
Faça deste ano um ano de mudança, de poupança e de organização, para que consiga viver mais e melhor.
Para saber mais dicas, não perca todas as novidades nas redes sociais: Instagram | Facebook