Dezembro é o fim de um ciclo de 12 meses e todos os anos existem pessoas que decidem esperar por janeiro para iniciar uma nova fase que pode não chegar e fazer com que essa promessa se estenda por anos. Afinal, são convívios no trabalho, com os amigos, com a família… claro que os excessos são facilitados, mas, embora muitos vejam dezembro como uma época difícil para controlar o peso, algumas estratégias podem ser colocadas em prática para atravessar a época festiva sem qualquer problema – ou quilos a mais.
O segredo está em planear os eventos desde antes das festas até o dia a seguir. Confira algumas dicas para aproveitar ao máximo todos os convívios, sem abrir mão dos seus objetivos.
ANTES
- Defina metas exequíveis e sem extremismos. É um período de festa e, apesar de não dever colocar os objetivos de parte, fazer cobranças exageradas consigo, principalmente nesta fase, não ajudará em nada.
- Faça um cronograma. Destacar dias desafiantes num calendário é um exercício que deixará evidente que existem mais dias “livres” do que potenciais “obstáculos sociais” que podem atrapalhar. Ter isso visível ajuda a perceber que cumprir com os objetivos é mais fácil do que parece.
- No mesmo calendário, aponte os dias planeados para a atividade física. Apesar de ser um período agitado, não deixe que isso atrapalhe as idas ao ginásio ou as caminhadas, mesmo que isso implique em reduzir o tempo de atividade física. Fazer algo é sempre melhor do que não fazer nada.
- Faça com que 80% do tempo seja composto por uma alimentação equilibrada em qualidade e quantidade. Não facilite somente por que é um mês de festas.
- Não evite a balança, mas não se pese todos os dias. Subir à balança diariamente pode ser problemático para quem quer ou está a emagrecer. Entretanto, controlar o peso durante este período, como uma vez por semana, é uma mais-valia para orientar e estimular a adesão a comportamentos saudáveis.
- Divulgue e estimule as prendas saudáveis. Encontre substitutos para chocolates e bebidas alcoólicas. Diga às pessoas que prefere ganhar prendas que não envolvam comida e faça o mesmo pelos seus: uma sessão de massagem, uma mensalidade no ginásio, roupas de desporto, livros etc. são ótimas alternativas.
DURANTE
- Coma normalmente no dia do evento. Saltar refeições favorece chegar com fome à consoada e dificulta as boas escolhas e o controlo das quantidades.
- Evite o consumo de sumos e refrigerantes durante a noite. Para poupar calorias, recorra às versões sem açúcar se necessário.
- Beba água. Manter-se hidratado controla a quantidade de comida consumida, além de prevenir de uma possível ressaca no dia a seguir.
- Vista algo confortável, mas nem tanto. Quem nunca teve que desapertar o botão das calças? Apesar de engraçado e de quase todos terem uma experiência destas, comer até este ponto nunca deve ser o objetivo. Usar roupas mais justas – mas nada de peças apertadas – na zona da barriga pode auxiliar na perceção da saciedade.
- Eleja o prato e sobremesa preferidos e fique por aí. Não é preciso comer todas as opções disponíveis.
- Sopa, salada e legumes devem ser prioridade. Depois, evite exagerar no azeite. Por mais saudável que seja, o azeite é uma gordura e o macronutriente mais calórico de todos: são 9kcal por grama. Uma colher de sopa de azeite corresponde a 108kcal.
- Não coma por pressão, mesmo que insistam. Oferecer comida remete a cuidado e mimo. Não leve a mal, mas não diga que sim contra a sua vontade. Se ainda assim tiver dificuldade em dizer não, leve um pedaço para casa e depois ofereça a outra pessoa.
- Não fique muito tempo à mesa ou com tentações á vista, como chocolates, queijos e castanhas. Ter comida disponível favorece petiscos que podem somar calorias extra: 43kcal por fatia de presunto, 156kcal por fatia de queijo Serra da Estrela, 105kcal por 5 castanhas ou 73kcal por bombom Ferrero Rocher.
DEPOIS
- Lembra-se do calendário? Aponte as conquistas e dificuldades em cada um dos dias. Esta estratégia ajuda a perceber melhor quais atitudes devem ser alteradas ou mantidas.
- Retome a atividade física assim que possível, mesmo no período entre o Natal e a passagem de ano.
- Faça planos para orientar as sobras. Não é preciso estender a ementa por uma semana só para não desperdiçar. Existem formas de evitar o desperdício e sem comprometer os seus objetivos, como dividir a comida pelos convidados, congelar pequenas porções e preparar receitas saudáveis com bacalhau desfiado, como omeletes ou um “Brás” adaptado (sem batata e com legumes).
E, por fim, aproveite a magia e a alegria da época na sua melhor versão e guarde estas dicas para garantir que o seu “eu ideal” será protagonista durante todo este período. Afinal, o Natal e a passagem de ano só ocupam três dias no calendário e mesmo que as festas ocupem mais alguns, dezembro é um mês com 31 dias e ainda existe um ano, aliás, uma vida para perpetuar boas escolhas e rotinas, só é preciso começar. Boas festas!
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.