Com o final de dezembro a chegar inevitável ponderar sobre o que correu mais ou menos bem, os objetivos atingidos ou quais os hábitos e rotinas que, de facto, foram alterados.
Entretanto, se os convívios de dezembro já são motivos de preocupação antes mesmo da chegada do Natal, talvez seja sinal de que as estratégias para 2023 precisam ser ajustadas.
Confira abaixo 5 dicas para iniciar o novo ano de forma completamente diferente para um 2023 mais leve e assertivo!
1. Estabelecer grandes objetivos é encorajador e uma ótima forma de estímulo, entretanto, por serem ambiciosos e, dificilmente concluídos num curto período, podem acabar por desmotivar com o passar do tempo. Por isso, incluir objetivos menores pelo caminho é uma estratégia muito inteligente para manter a motivação sempre em alta.
Exemplo: Se tensiona perder 20kg, comece por lutar pelos primeiros 5kg. Se o objetivo é a melhoria estética e dos resultados das análises de sangue, comece por perceber as pequenas conquistas, como não se cansar tanto ao subir escadas ou ao fazer uma caminhada, por exemplo.
2. Dizer adeus à culpa e identificar expetativas facilita no momento de definir os objetivos. Optar por manter o peso, ou mesmo estar preparado para ganhar um pouco durante este período, não são razões para desmotivar e conseguir um 2023 com novos hábitos. Não há nada de errado em iniciar as mudanças em janeiro, mas é importante dar rumo às decisões. Lembre-se: a pausa e as “exeções” não devem durar o ano inteiro.
3. Tornar a atividade física em algo inegociável na rotina é um grande passo parasolidificar este hábito. Para tal, é importante definir na agenda diária (ou semanal) as disponibilidades. Se é acordar mais cedo, ir direto do trabalho ou à hora do almoço, cabe a cada um essa escolha. O importante é realizar, nem que sejam 30 minutos! Não abra mão de qualquer oportunidade para se mexer mais.
Dica extra: encontrar um parceiro para as atividades físicas facilita o compromisso e disciplina com o exercício, além de ser mais uma fonte de incentivo.
4. Beber água é um (excelente) hábito e é extremamente simples de ser incluído na rotina. Benefícios? Melhora a função intestinal, a concentração, a elasticidade da pele e performance. Se não é grande fã de água, optar por garrafas maiores, copos diferentes (coloridos ou com palhinhas divertidas, por exemplo) águas aromatizadas, água com gás, chás sem açúcar ou utilizar alarmes do telemóvel como lembrete são algumas estratégias que ajudam bastante no aumento do consumo hídrico.
5. E por último, mas não menos importante, DORMIR. Dormir mal é um problema comum entre os adultos mais velhos. Estudos comprovam que cerca de 43% dessa população relata dificuldades para dormir. É importante referir que intervenções no estilo de vida, principalmente a inclusão de atividade física regular, ajuda na melhoria da qualidade do sono.
Portanto, 2023 não precisa ser apenas sobre perder os quilos a mais na balança ou por questões meramente estéticas: comer bem melhora a sensação física. O exercício melhora o sono. Este conjunto de rotinas produz resultados visíveis. Estes resultados estimulam a manutenção dos bons hábitos e aumentam a frequência e a consistência com que são praticados. É um ciclo e tudo é questão de começar (e insistir um pouco no início), mas a recompensa é certa!
Mentalizar-se das resoluções de Ano Novo em pequenos passos facilita a execução das rotinas e os resultados aparecem – quase – que por acaso. Não se preocupe tanto com 1 ou 2 dias do calendário. Oriente bem as metas para que o 2023 seja realmente diferente. Boas festas!
Dra. Renata Miguéis
Nutricionista e diretora de nutrição da Diet Academy Porto e Lisboa, e Diretora Clínica no Porto
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.