No dia 15 de setembro celebra-se o Dia Mundial do Linfoma, um momento crucial para aumentar a consciencialização sobre um dos tipos de cancro mais prevalentes em Portugal.
Existem dois principais tipos de linfoma: linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin. O linfoma de Hodgkin tem um pico de incidência em idades jovens e um segundo pico, menor, acima dos 50 anos. O linfoma não-Hodgkin é mais comum, sendo o sétimo tipo de cancro mais frequente no nosso país, e aumenta de incidência com a idade. Existem muitos subtipos diferentes de Linfoma não Hodgkin, com diferentes características biológicas, comportamentos clínicos e abordagens terapêuticas.
Os linfomas são tumores malignos do sistema linfático, em que as células tumorais são os linfócitos, um tipo de glóbulo branco essencial na defesa contra infeções e outros elementos estranhos ao organismo. Um dos principais sinais de alerta para esta doença é o aumento de volume dos gânglios linfáticos, que podem ser palpáveis no pescoço, axilas, região supra-clavicular ou virilhas. Outros sintomas podem incluir febre persistente, suores noturnos, perda de peso inexplicada e fadiga.
Estes sintomas e sinais são inespecíficos e podem estar presentes em muitas outras situações, pelo que é fundamental que sejam avaliados por um médico antes de pensar em qualquer diagnóstico.
Reconhecer esses sinais é também importante pois o diagnóstico precoce pode melhorar significativamente o prognóstico de alguns dos subtipos de linfoma e de alguns dos pacientes. Em Portugal, registam-se cerca de 2.300 novos casos de linfoma não-Hodgkin por ano, de acordo com dados do Global Cancer Observatory da Organização Mundial de Saúde.
A sensibilização e a literacia sobre o linfoma são, portanto, pilares essenciais para aumentar a taxa de sucesso dos tratamentos e melhorar a qualidade de vida dos doentes. Uma baixa literacia está associada a um estado de saúde menos favorável, o que sublinha a importância de iniciativas que promovam o conhecimento sobre doenças complexas e heterogéneas como os linfomas. Ao entender melhor os sinais e os tratamentos disponíveis, os pacientes estão mais bem preparados para participar ativamente nas suas jornadas de saúde, tomar decisões informadas e aderir aos tratamentos.
Participe e Apoie Esta Causa
Este ano, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL), em parceria com a Roche Farmacêutica Quimica, lançou uma campanha inovadora e simbólica — ‘Faça bolas de sabão pelo linfoma’ — que visa alertar para os principais sintomas desta doença.
A iniciativa convida todos os portugueses a fazerem bolas de sabão e a partilharem esses momentos nas redes sociais com a hashtag #bolasdesabaopelolinfoma. Esta ação simples e lúdica é carregada de simbolismo: as bolas de sabão representam o crescimento dos gânglios linfáticos, um dos sintomas mais comuns do linfoma.