Perder peso é por vezes absolutamente necessário para a melhoria do estado geral de saúde. Porém, como qualquer processo de tratamento, deve ser realizado com supervisão médica para que seja seguro e equilibrado.
Uma das consequências mais temidas na perda de peso é o seu impacto na pele com ganhos de maior flacidez e consequente envelhecimento precoce.
A pele é o maior órgão do corpo humano mede cerca de 2 metros quadrados e pesa 4kg. Atua como barreira protectora contra agentes do meio ambiente como bactérias ou vírus, e tem funções primordiais como a regulação térmica, funções sensoriais (tacto, pressão, frio, calor, dor…) e excreção de substâncias nocivas.
A pele é constituída por 3 camadas epiderme, derme e hipoderme onde estão presentes diversos tipos de células (fibrosblastos, adipocitos, etc), glândulas, fibras de colagénio, fibras elásticas, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e terminações nervosas.
Desta forma, quando a perda de peso ocorre de forma rápida, se não houver uma especial atenção quanto às necessidades diárias de micronutrientes, suplementos e hidratação, pode de facto haver um impacto negativo na qualidade da pele.
A perda abrupta de peso sem supervisão especializada pode ocorrer com perda significativa da gordura celular subcutânea e um estado de desidratação que culminam na chamada ptose cutânea, rugas, flacidez e estrias.
Diversos estudos foram realizados para compreender como evitar a flacidez da pele numa estratégia que passe pela preservação do equilíbrio do estado de saúde geral enquanto se perde peso.
Assim o emagrecimento deve ter em conta 4 grandes pilares: exercício físico, alimentação equilibrada com suplementação, hidratação e sono regular.
A prática regular de exercício físico com ênfase no fortalecimento muscular é essencial para manter a massa muscular (também denominada massa magra) enquanto se está a perder massa gorda. Desta forma exercícios realizados contra-resistência (elástico) ou com pesos são essenciais para manter ou mesmo aumentar a massa muscular e com isso acelerar o metabolismo basal tonificando os músculos. O ganho de massa muscular proporciona uma perda mais efectiva de gordura. A associação de atividades aeróbicas moderadas, como caminhada a passo rápido, é altamente recomendada para melhoria do estado cardiovascular, aceleramento o metabolismo e prevenção de re-ganhos futuros de peso.
O segundo aspecto a considerar num processo de emagrecimento saudável que tenha como alvo uma perda de peso sem flacidez é a alimentação e suplementação. As proteínas são as principais constituintes do músculo pelo que a ingestão de proteínas de alta qualidade é fundamental quer para a manutenção da massa muscular quer para a produção de um dos principais constituintes da pele, o colagénio. Carnes magras, peixe, clara de ovo, lacticínios magros e leguminosas são excelentes fontes de proteína. O peixe, linhaça e nozes apresentam ainda a vantagem de serem uma boa fonte de ómega 3 que apresenta propriedades anti-inflamatórias benéficas para a qualidade da pele.
A hidratação é outro fator essencial para cuidar da pele ao longo do processo de perda de peso. Beber água regularmente mantém a pele hidratada e luminosa, melhora o metabolismo, controla a sensação de fome e permite uma adequada eliminação de toxinas do organismo. Uma hidratação adequada passa pela ingestão de água e/ou infusões assim como ingestão de alimentos com alto teor de água como pepino, melancia, melão etc.
O último pilar para que o processo de emagrecimento ocorra de forma saudável é inegavelmente a qualidade do sono. Durante o sono o nosso organismo apresenta intensa atividade desenvolvendo processos essenciais de recuperação e regeneração celular do corpo, pele e mente. Em indivíduos com rotinas de sono saudáveis verificam-se níveis inferiores da hormona grelina (hormona responsável pelo apetite e fome), níveis superiores de leptina (hormona responsável pela saciedade), níveis superiores da Hormona de Crescimento (reduz a gordura corporal, mantém a quantidade de massa magra, estimula a renovação celular e melhora o funcionamento do sistema imune), níveis superiores de melatonina (hormona com propriedades anti-inflamatórias) e por fim níveis inferiores de cortisol (menor tendência para ingestão de alimentos hipercalóricos). Resumindo, uma correcta rotina de sono maximiza a perda de peso saudável e diminui o envelhecimento da pele.
Emagrecer de forma saudável é um processo complexo que deve ser acompanhado por um profissional de saúde. Este processo não se trata apenas de perder kgs é na realidade todo um caminho que deve contemplar perda de gordura, ganho de massa muscular, re-educação alimentar e aquisição de um novo estilo de vida.
Os ganhos em massa muscular, a diminuição de gordura e consequente combate á lipoinflamação, a alimentação equilibrada com rigor no aporte de todos os nutrientes nomeadamente os proteicos e anti-inflamatórios e uma hidratação diária cuidada são atitudes anti-envelhecimento.
A mente e o corpo do paciente, nomeadamente a sua pele serão o reflexo deste emagrecimento saudável!
Os textos nesta secção refletem a opinião pessoal dos autores. Não representam a ACTIVA nem espelham o seu posicionamento editorial.