Os melhores livros que falam sobre sexo

Já alguém disse que a maior zona erógena do corpo humano é o cérebro, e nisto de erotismo a imaginação é mesmo a nossa maior ferramenta. Quem disse que sexo não é cultura, quem disse que o sexo não se educa, não se desfruta também em palavras? Imagine um sensual início de serão a dois, com o seu parceiro a ler-lhe passagens de ‘Delta de Vénus’, de Anais Nin, ou da ‘História de O’. Metemos o nariz nos livros e fomos à procura das passagens mais quentes. Inspire-se: as suas noites nunca mais serão as mesmas.

SEXO NO JARDIM
‘O Amante de Lady Chatterley’ D. H. Lawrence
O enredo: Constance Reid é uma bela mulher que casa com um oficial britânico, Sir Chatterley, que volta para casa numa cadeira de rodas depois de ter ficado ferido na guerra. Compreensivo, diz à sua jovem mulher para arranjar um amante que ela deseje de todo o coração. A lady acaba por se meter com o caseiro, Oliver, um tipo feio e rude mas que é um portento sexual e que lhe dá um prazer desmesurado. No final, o caseiro vai trabalhar para uma fábrica, Constance engravida, confessa ao marido e sai de casa A cena escaldante: Oliver e Constance fazem sexo selvagem no jardim, à luz do luar, depois de ela o ter tentado esquecer numas férias em Paris, das quais só regressou mais apaixonada. Ele diz que é o seu ‘cobridor’; ela fica atrapalhada mas ele sossega-a dizendo que não há nada de mal nisso. Oliver descomplexifica o sexo na cabeça da patroa e assegura-lhe que não há lugar para vergonhas.
Ponha em prática: No jardim, no parque de campismo, numa praia deserta à noite (pode ser um chavão romântico, mas é sempre muito romântico), no carro, como nos tempos de namoro. A espontaneidade é sempre excitante. O ‘aqui e agora’, com a hipótese de um flagrante, é um afrodisíaco enorme para algumas pessoas e satisfazer a fantasia do proibido, que os amantes de Lawrence vivem no livro, também.
Outra lição a retirar: Oliver pode ser um tipo rude mas é extremamente viril e… honesto. É esse tipo de honestidade que se quer no sexo.

CARÍCIAS, DELÍCIAS…
‘O Sexo no Feminino’ Sylvia de Béjar
O enredo: Escritora e jornalista, a espanhola Sylvia é uma das autoras europeias mais desinibidas e francas na maneira como aborda o sexo e a relação da mulher com o seu corpo. Este livro, para ler a dois, é um manual da vida sexual e da descoberta dos corpos e prazer do casal. Por isso Sylvia propõe que os amantes pratiquem primeiro muito e conheçam os corpos um do outro ou se redescubram, quebrando a rotina sexual sem que exista penetração.
Ponha em prática: A autora sugere um exercício que vai pôr à prova as vossas capacidades de bons preliminares e… de saber esperar. No primeiro dia ambos devem despir-se. A mulher deita-se, primeiro de barriga para baixo, depois para cima, e o homem deve acariciá-la nas partes às quais não costuma dar atenção: a parte de trás dos joelhos, o antebraço, as costas, a barriga, os ombros, as pernas. Depois, troquem de posição: é a sua vez de o acariciar. A regra de ouro é evitar sempre os mamilos e os órgãos genitais e não demorar mais de 15 minutos em cada. Concentrem-se apenas no que sentem quando tocam no corpo um do outro. Ao segundo dia o exercício repete-se, podendo já incluir os mamilos, mas ‘não lhe dando mais importância do que a uma mão, ombro ou qualquer outra parte do vosso corpo’. A mesma regra dos 15 minutos em cada um deve ser cumprida.
‘Por muito excitados que estejam, não podem avançar mais, a menos que isso vos provoque uma grande frustração,’ diz a autora. Ao terceiro dia nenhuma área do corpo é vedada a massagens ou carícias e podem praticar-se todos os tipos de estimulação manual, oral e, por fim, o coito.

CHOCOLATE, CHANTILLY E SEXO
‘Nove Semanas e Meia’ Elizabeth McNeill
O enredo: Se viu o filme com Kim Bassinger e Mickey Rourke… esqueça! Aquilo é uma reunião de escuteiros quando comparado com o livro. Trata-se das aventuras sexuais verdadeiras de Elizabeth McNeill (o pseudónimo que a autora adoptou), uma executiva de topo que se entregou de corpo e alma a um homem que mal conhecia. Durante este limite de tempo ele faz dela o que quer, iniciando–a em novos prazeres e mostrando-lhe o sexo de vários pontos de vista. Ele diz–lhe o que fazer, o que vestir, coreografa todos os movimentos sexuais dela, dá-lhe banho, dá-lhe de comer. Ela apaixona-se perdidamente por ele e torna-se submissa, até ao dia em que decide acabar com tudo porque acha tudo demasiado intenso.
Passe à prática: A famosa cena do frigorífico, em que a autora e o seu amante se banqueteiam em mais do que um sentido, misturando os prazeres da gula com os do corpo, é sempre um clássico das brincadeiras eróticas. Experimente também, espalhando mel, chocolate líquido ou chantilly em partes erógenas do seu corpo, como os seios, a barriga e as coxas. A missão dele é devorar a sobremesa que lhe apresentar… É claro que para eles a ementa erótica também vale. A boca é um dos pontos mais erógenos do corpo humano. Misturar boas sensações intensifica o prazer e dá azo a preliminares fenomenais.

O COLAR DE PÉROLAS
‘Como Ser Uma Boa Amante’ Lou Paget

O enredo: Um guia para mulheres fogosas que gostam de dar o máximo de prazer aos seus companheiros.
Nos seminários sobre sexo que dá na América do Norte, homens e mulheres contam as suas experiências, desejos, posições e técnicas preferidas e ouvem os conselhos de Lou. O livro é best seller nos EUA e um grande auxiliar em matéria de literatura sexual.
Ponha em prática: Comece a noite com um jogo de sedução muito feminino. Combinem um jantar a dois. Vista-se a rigor e não se esqueça do seu melhor colar de pérolas falsas, com cerca de 75 cm de comprimento e 8 a 10 mm de diâmetro de pérola, em fio de nylon e não em seda. Depois, comecem com uns beijos, tirem a roupa e passe o colar pelo corpo dele. Lubrifique o pénis, enrole a fiada de pérolas à volta dele e segure o fecho com os dedos para ele não se magoar. Deixe duas folgas de colar de cada lado, passe os seus polegares nessas folgas e comece a fazer o colar deslizar para cima e para baixo, rodando com suavidade ao mesmo tempo. Depois retire o colar e passe as pérolas na parte de baixo dos testículos, rodando-o também ligeiramente para um lado e para o outro. ‘E quando acabar sente-se em cima dele’, remata a sexóloga.

FANTASIAS SEM LIMITES
‘História de O’, Pauline Reage

Enredo: Não é um livro para mentes sensíveis. Uma fotógrafa de moda parisiense faz uma aprendizagem sexual perversa e é ensinada a estar constantemente disponível para todas as formas de sexo com vários homens, numa espécie de bordel de luxo onde é vendada, acorrentada e chicoteada. Já tem o estômago às voltas? ‘O’ é o diminutivo de Odile, mas também ‘O’ de ‘orifício’, de ‘objecto’. Uma obra que põe os cabelos em pé à maior parte das mulheres, apesar de ter sido escrita por uma. O clássico já tem duas adaptações cinematográficas.
Ponha em prática: Perversões à parte, os pequenos jogos de submissão podem ser excitantes, mas, por questões de segurança, só devem ser feitos por casais com relações estáveis. Uma das ideias mais eróticas consiste em vendar os olhos ao parceiro ou parceira e iniciar assim os preliminares, acariciando-o com uma pluma, beijando, mordendo, estimulando as zonas erógenas. Joguem com o factor surpresa. Pode até ser mais empolgante para uma mulher, já que eles são mais dados a estímulos visuais do que nós. Quem gosta de sexo mais escaldante pode até experimentar com a variante de atar as mãos do parceiro com um lenço (algemas podem sempre gerar situações desagradáveis…).
A ideia de estar à mercê das carícias do outro é muito sensual. Desde que seja de comum acordo e que ninguém se magoe… tudo bem. Convém apenas combinarem uma palavra passe de segurança para o caso de o parceiro de mãos atadas sentir algum desconforto.

BEIJOS PROFUNDOS
‘A Casa dos Budas Ditosos’ João Ubaldo Ribeiro
O enredo: As hilariantes memórias sexuais despudoradas de uma sexagenária. Mas do que um livro que criou algum escândalo no Brasil, é uma crónica de costumes genial, onde a autora fala dos homens da sua vida e das diferenças de cada povo a fazer sexo (com direito a referências a Portugal).
A personagem conta como foi iniciada no sexo sem perder a virgindade, através do coito praticado entre as suas coxas por um criado do avô e por uma sessão de cunnilingus extasiante.
Ponha em prática: O sexo oral praticado pelo homem à mulher (ou cunnilingus) é uma prática normal. Se eles gostam tanto de sexo oral, porque não podemos nós gostar também? Mas as técnicas para uma boa execução são mais complicadas, ou não fossem as mulheres seres de delicada mecânica. Pratiquem primeiro. Se ele for um iniciado nestas artes, mostre-lhe primeiro onde fica o seu clitóris. Pegue na mão dele, guie-o, ensine-o a estimulá-lo suavemente com os dedos e mostre-lhe como sente mais prazer.
Beijos, lambidelas, movimentos circulares à volta do clítóris e até alguma sucção ajudam a intensificar o prazer. Depois, retribua em grande estilo, porque o amor é uma partilha.

Mais no portal

Mais Notícias

Sesimbra Oceanfront Hotel: Vista para o infinito azul

Sesimbra Oceanfront Hotel: Vista para o infinito azul

O truque de Mary para um

O truque de Mary para um "look" confortável no 2.º dia do cruzeiro de verão dos reis da Dinamarca

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

Sede da PIDE, o último bastião do Estado Novo

No dia do 27.º aniversário da sua morte, recorde o estilo de Diana

No dia do 27.º aniversário da sua morte, recorde o estilo de Diana

V2L: Um conceito importante para escolher o seu próximo carro elétrico

V2L: Um conceito importante para escolher o seu próximo carro elétrico

E-goi é distinguida com Estatuto INOVADORA COTEC 2024

E-goi é distinguida com Estatuto INOVADORA COTEC 2024

Riberalves: Um novo capítulo no negócio do bacalhau

Riberalves: Um novo capítulo no negócio do bacalhau

Fomos à China conhecer o Xiaomi Mix Flip

Fomos à China conhecer o Xiaomi Mix Flip

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Do Brasil a Portugal - 10 músicos que atravessaram o Atlântico

Do Brasil a Portugal - 10 músicos que atravessaram o Atlântico

13 perguntas e respostas sobre a Mpox

13 perguntas e respostas sobre a Mpox

Nova edição da CARAS Decoração: retiros inspiradores no campo e na cidade

Nova edição da CARAS Decoração: retiros inspiradores no campo e na cidade

Riberalves altera projeto da Praia dos Moinhos para reduzir impacto ambiental

Riberalves altera projeto da Praia dos Moinhos para reduzir impacto ambiental

Em “A Promessa”: Verónica abdica da fortuna de Miguel antes do casamento

Em “A Promessa”: Verónica abdica da fortuna de Miguel antes do casamento

Paris: entre o respeito pelo passado clássico e a modernidade

Paris: entre o respeito pelo passado clássico e a modernidade

Rania dá nas vistas num visual

Rania dá nas vistas num visual "denim"

O que escondem as ruas de Lisboa?

O que escondem as ruas de Lisboa?

Garrafeira: a magia dos vinhos sem presunção

Garrafeira: a magia dos vinhos sem presunção

Nova versão do sistema operativo da QNAP é capaz de evitar ciberataques

Nova versão do sistema operativo da QNAP é capaz de evitar ciberataques

Casa de banho: um projeto de natureza conceptual

Casa de banho: um projeto de natureza conceptual

Dinis, o 'minibiólogo': uma aventura no campo

Dinis, o 'minibiólogo': uma aventura no campo

Avó de Daniela Ventura quer que a neta saia do “Dilema” o quanto antes: “O David está a humilhá-la”

Avó de Daniela Ventura quer que a neta saia do “Dilema” o quanto antes: “O David está a humilhá-la”

Mpox: identificado primeiro caso da nova variante na Europa

Mpox: identificado primeiro caso da nova variante na Europa

O

O "primeiro verão a quatro" de Dânia Neto

As razões do divórcio de Jennifer Lopez e Ben Affleck

As razões do divórcio de Jennifer Lopez e Ben Affleck

Fomos conhecer o Xiaomi SU7, o primeiro carro elétrico da gigante chinesa

Fomos conhecer o Xiaomi SU7, o primeiro carro elétrico da gigante chinesa

Novo carro sem condutor da Waymo usa menos sensores

Novo carro sem condutor da Waymo usa menos sensores

Isa Toledo e Keli Freitas - onda de talento vinda do Brasil

Isa Toledo e Keli Freitas - onda de talento vinda do Brasil

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

O Turismo como força regeneradora

O Turismo como força regeneradora

O triunfo do estilo gótico em Veneza

O triunfo do estilo gótico em Veneza

Vamos ter um agosto quente? As previsões para o mês das férias, semana a semana

Vamos ter um agosto quente? As previsões para o mês das férias, semana a semana

De Bragança a Faro, volta a Portugal em 27 exposições

De Bragança a Faro, volta a Portugal em 27 exposições

Timor: as pressões de Guterres, o debate de Sampaio e os portugueses de branco. Como Clinton foi convencido a encostar a Indonésia à parede

Timor: as pressões de Guterres, o debate de Sampaio e os portugueses de branco. Como Clinton foi convencido a encostar a Indonésia à parede

Ana Markl: 'Gostava de ter uma banda'

Ana Markl: 'Gostava de ter uma banda'

BMW i5 eDrive 40 em teste: Quem sabe, sabe!

BMW i5 eDrive 40 em teste: Quem sabe, sabe!

“O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”: A vez dos vilões

“O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder”: A vez dos vilões

Mercado da Arte - Lisboa como

Mercado da Arte - Lisboa como "porta para a Europa"

BMW i5 eDrive 40 em teste: Quem sabe, sabe!

BMW i5 eDrive 40 em teste: Quem sabe, sabe!

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Em “A Promessa”: Laura volta a cantar e dá show no mercado

Em “A Promessa”: Laura volta a cantar e dá show no mercado

Assalto ao MAI: os riscos, as falhas, as vítimas

Assalto ao MAI: os riscos, as falhas, as vítimas

Mpox: Casos registados em Portugal não são da nova variante mais perigosa

Mpox: Casos registados em Portugal não são da nova variante mais perigosa

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites