1. Entre em sintonia com o seu corpo
Os pensamentos que distraem são a razão principal pela qual as mulheres têm dificuldade em atingir o clímax, diz Vanessa Marin, terapeuta sexual certificada e fundadora da Finishing School, um curso online de orgasmos para mulheres.
“Hoje em dia, fazemos tantas multitarefas que temos dificuldade em viver completamente o momento, mesmo durante o sexo,” diz à revista ‘Shape’.
Assim sendo, faz sentido que as mulheres que têm uma maior capacidade de ignorar distrações sejam capazes de ter um orgasmo e desfrutar mais do sexo do que aquelas que não o fazem, como consta nos resultados de um estudo publicado na revista científica ‘Sexual and Relationship Therapy’.
Para se manter focada e presente, Marin recomenda que se concentre numa parte específica do corpo que transmita boas sensações, como o pescoço ou as mamas, quando está a ser beijada. Isso vai redirecionar a sua mente de forma instantânea para a ação, tornando mais fácil intensificar a excitação. Use esta técnica sempre que der pela sua mente a vaguear. E não se esqueça: com a prática, chega-se à perfeição, incluindo sozinha.
2. Respire da forma certa
Sim, a sério. A forma como respira quando está excitada pode ajudá-la a ter um orgasmo. Isto porque as suas inspirações e exalações podem ter influência no campo emocional – é por isso que respirar fundo nos acalma quando estamos tensos. Marin recomenda experimentar com diferentes tipos de respiração. Por exemplo: respirar rapidamente durante alguns minutos, à medida que se aproxima do orgasmo, pode aumentar a frequência cardíaca e intensificar as sensações. Ou mude para respirações mais profundas, para ajudar a relaxar e entrar em sintonia com o momento.
3. Tenha (muitas) fantasias
Se está a ter dificuldades em perceber como ‘chegar lá’, pense numa fantasia recorrente ou no melhor sexo que alguma vez teve. Ficar ansiosa em relação ao clímax suprime o desejo e afeta as respostas do corpo, o que é contraproducente, explica Marin. Está comprovado que usar a imaginação deixa a pele mais sensível e, por conseguinte, facilita chegar ao orgasmo.