É verdade que as mulheres são realmente menos confiantes do que os homens em ambientes profissionais? Uma nova pesquisa diz que… “por vezes, sim”.
Uma pesquisa corporativa sugere que a maior diferença na confiança auto-relatada entre os sexos ocorre em funcionários com menos de 25 anos. Num inquérito que envolveu mais de três mil homens e quatro mil mulheres, os investigadores descobriram que apenas 30% das respondentes com 25 anos ou mais novas se consideravam confiantes. No entanto, 50% dos seus colegas do sexo masculino descreveram-se como pessoas confiantes.
A disparidade neste campo parece desaparecer na casa dos 40, quando ambos os géneros se consideram igualmente confiantes. Depois, aos 60, as mulheres tendem a sentir-se mais confiantes do que os homens. Os autores dizem que as jovens adultas são mais competentes do que acreditam, enquanto os seus colegas homens sobrevalorizam as próprias competências. Contudo, com o passar do tempo, elas começam a sentir-se mais seguras, especialmente enquanto líderes, porque superam o sexo oposto a nível de desempenho.