![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2021/05/118192329_629659404610009_6170676325612272485_n-865x1080.jpg)
Nem sempre é fácil romper totalmente com alguém quando um relacionamento não dá certo. Isto porque pode restar algum grau de contanto que, muitas vezes, inclui sexo.
Um estudo publicado recentemente na revista científica Evolutionary Psychology faz algumas revelações sobre estas recaídas íntimas entre ex-casais. Para esta pesquisa, os investigadores recrutaram 92 estudantes universitários e pediram-lhes que criassem uma lista com todos os motivos possíveis para eles ou alguém que conhecem terem tido relações sexuais com um ex no passado.
No total, surgiram 292 razões. Contudo, depois de combinarem respostas semelhantes, os autores chegaram a um conjunto de 52 justificações distintas, incluindo que o sexo é divertido, a falta de sexo, a vontade de reatar com alguém, ter saudades de uma pessoa, solidão, sentimentos mal resolvidos e até mesmo aborrecimento.
Depois, os cientistas recrutaram outro grupo, desta feita com 585 participantes, online. Em média, tinham 32 anos, eram predominantemente caucasianos e heterossexuais. Os novos voluntários receberam a lista com os 52 pretextos acima mencionada e foi-lhes pedido que relatassem quantas vezes se envolveram com um ex por cada um daqueles motivos no passado. As respostas foram estatisticamente agrupadas em três grupos:
- Motivos de manutenção de relacionamento: quer isto dizer que giram em torno dos elementos emocionais do sexo após um término como, por exemplo, estar apaixonado ou ainda nutrir sentimentos pela outra pessoa, desejar ou sentir falta do parceiro, estar solitário e querer atenção.
- Motivos hedonistas: dizem respeito aos elementos físicos e prazerosos do sexo após um término como, por exemplo, ter uma experiência divertida ou entusiasmante, aliviar a tensão sexual, satisfazer necessidades e ter um parceiro com quem se sente confortável.
- Motivos ambivalentes: consistem em lidar com emoções não resolvidas, seguir em frente e/ou usar o sexo como um meio para atingir um fim. Isto inclui tentar esquecer um ex, querer recuperar o poder ou sentir-se confiante, e lidar com o stress.