Quando nos sentimos stressados durante uma conversa emocional, tendemos a descarregar nas pessoas mais próximas ou a fechar-nos completamente. “Ambas as estratégias são de autoproteção, mas nenhuma é uma forma eficaz de comunicar ou de dar resposta às nossas necessidades”, explica a psicóloga Jennice Vilhauer, num artigo para o site Psychology Today.
Em vez disso, a especialista recomenda três passos para evitar que uma conversa difícil saia dos eixos e, por conseguinte, garantir que o resultado seja melhor para si e para a outra pessoa envolvida. Conheça-os:
- Entre na conversa a antecipar um resultado positivo. Muitas vezes, as pessoas evitam expressar o que sentem porque não querem causar um conflito ou ter um confronto. A suposição de que expressar as suas emoções causará um conflito é um erro;
- Expresse os seus sentimentos sem justificá-los ou culpar a outra pessoa. Quando algumas pessoas ganham coragem para ter uma discussão, iniciam a conversa com uma espécie de confissão do que fizeram de errado. Comece a comunicação ao declarar simplesmente como está a sentir-se;
- Diga à outra pessoa o que gostaria de ver acontecer e ofereça uma solução.Em vez de justificar as suas emoções, pule a parte sobre o que não quer e vá diretamente para o que quer. Pedir a alguém para parar de fazer algo de que não gosta como, por exemplo, criticá-la, é bastante diferente de pedir a alguém que lhe dê mais apoio.