Algumas mulheres têm uma certeza inabalável de que querem ter filhos. Já outras precisam de deixar a ideia da maternidade maturar durante um bom tempo. Independentemente de onde se encontra no espetro, de acordo com a sexóloga clínica Dawn Michael, existem alguns indicadores de que (na teoria) está pronta para ter um bebé. Conheça-os:
Sente-se pronta
Existe mesmo uma altura ideal para um casal ter o primeiro filho? “Sim, quando ambos se sentem prontos, porque é algo que muda tudo na vida”, diz a especialista ao site Bustle. “É verdade que nunca sabemos [se estamos prontos] até termos um filho, mas pode pesquisar e fazer perguntas até se sentir mais confortável”. A Dra. Michael sugere que os casais podem oferecer-se para tomar conta dos filhos de amigos para uma abordagem mais prática e, de seguida, avaliar como é que cada parceiro se sente.
A ideia de mudança parece-lhe bem
“Quando temos filhos, crescemos enquanto pessoas porque somos obrigados”, diz a sexóloga clínica, “e isso não é uma coisa má, mas também não é uma coisa fácil”. Além disso, sublinha que não há um termo de comparação possível, uma vez que se trata de algo que fica para o resto da vida. “Ter um filho é inteiramente sobre mudança não apenas na vida, mas da pessoa que é”. Estar em paz com isso é, portanto, um ótimo sinal para avançar.
O seu coração tem espaço
Nós sabemos que parece um cliché, mas a Dra. Dawn diz que “ter um filho resume-se em criar espaço no nosso coração, alma e vida para partilhar com outra pessoa. “Se consegue vê-lo dessa perspetiva e é o que quer para a sua vida, então talvez esteja pronta”. Caso sinta que, neste momento, não tem mais para dar física e emocionalmente porque já dá tanto ao seu parceiro, amigos e trabalho — o que não tem nenhum problema, já agora —, é possível que precise de mais tempo.
Tem as “qualidades parentais” certas
Descreveria o seu parceiro como carinhoso, paciente, equilibrado e confiável? Ele diria o mesmo sobre si? De acordo com a Dra. Michael, estes são os grandes sinais de que serão bons pais. Mas “se lhe faltam essas qualidades agora, é pouco provável que melhore depois de o bebé nascer”.
Tem um relacionamento sólido
Não há nenhum ‘se’, ‘e’ ou ‘mas’: ter um bebé vai mudar o seu relacionamento, a começar durante a gravidez. A especialista chama-lhe um “ato de equilíbrio para sempre” e, portanto, é importante pensar se está feliz na parceria antes de adicionar filhos à equação.
A Dra. Michael diz que um casal deve trabalhar em duas coisas antes de ter filhos: como comunica e como discute. “Se têm problemas nesses campos agora, as coisas só vão piorar depois de o bebé chegar, porque estarão privados de sono, rabugentos e stressados. Terão de falar sobre como cada um se sente em relação à parentalidade e ambos devem estar em sintonia no que diz respeito a criar uma criança”.
Quer passar do individual ao coletivo
Uma palavra de conforto para que possa estar assustada com o que leu até aqui: “Ter filhos é uma montanha-russa. Mudou-me. Fez de mim uma pessoa melhor — mais dada, paciente e não tão egoísta como era na casa dos 20. Amo os meus filhos mais do que qualquer coisa no mundo, e isso traz toda uma outra série de questões porque a vida deixa de ser sobre o ‘eu’ e passa a ser sobre o ‘nós'”, conclui a sexóloga clínica Dawn Michael.