O WhatsApp é uma ferramenta maravilhosa que minimiza a distância e o tempo na comunicação. Porém, as várias funcionalidades da aplicação, incluindo o polémico recibo de leitura (os dois certinhos azuis), podem fazer com que muitas pessoas se sintam incomodadas… ou sejam incomodadas pelos outros. Isto levanta uma dúvida: ler mensagens e não responder é considerado rude?
Para a consultora de etiqueta Glória Kalil, que é adepta dos recibos de leitura, o melhor é responder o mais rápido possível ou, no máximo, em 24 horas. “Se passar disso, é melhor que a pessoa nem tenha WhatsApp”, partilha com o portal UOL. Sobre grupos e mensagens indesejadas, a especialista diz que o ideal é perguntar à pessoa se quer fazer parte disso. “Todos esses recursos e aplicações são opcionais e servem para facilitar a comunicação. Se importunarem, a opção é parar de utilizá-los”.
Já a fonoaudióloga Cida Stier, que até criou um guia de comunicação e bons modos para os utilizadores do WhatsApp, sublinha a importância de deixar claro quando se trata de uma urgência. “Se a resposta agilizar algo urgente, é importante responder logo. E quem enviou deve deixar essa urgência clara. Se não houver resposta, pode ligar. Mas isso em certas situações como, por exemplo, profissionais ou de saúde”, explica. “De resto, a pessoa tem direito a privacidade”.
Ainda de acordo com Stier, se a pessoa não atende, está ocupada ou não quer falar, é preciso saber lidar com essa frustração. “Se não deram uma resposta, isso já é uma resposta”.