Cuidarmos de nós, dedicarmos tempo do nosso dia ao nosso bem-estar, é essencial para melhorar o nosso dia-a-dia. As práticas de self-care têm vindo a ganhar muita popularidade – e não é para menos. Estes momentos têm inúmeros benefícios, tais como: reduzir a ansiedade e sintomas depressivos, reduzir o stress, aumentar a resiliência, aumentar a felicidade, melhorar os níveis de energia, reduzir o burnout ou mesmo fortalecer as nossas relações.
Mas sabia que ha vários tipos de self-care? Conheça 5 deles:
- Físico – desde as horas de sono, ao exercício físico, bem como a alimentação.
- Social – guardar tempo para estar com amigos e família é essencial.
- Mental – envolve fazer tudo aquilo que nos ajuda a estar saudáveis a nível mental, seja ler, ver filmes, escrever, bem como ter um discurso positivo connosco próprios.
- Espiritual – a religião ou espiritualidade estão associadas a um estilo de vida mais saudável. Se não tiver religião, pode apenas nutrir o seu espírito de forma a ganhar um maior sentimento de conexão ao universo.
- Emocional – aprender a lidar com emoções desconfortáveis é de extrema importância – seja a falar com alguém em quem confiamos, ou a dedicar tempo a atividades que nos ajudem a processar este tipo de sentimentos.