Muito se fala em inteligência emocional, mas sabe o que este termo significa? Ora, de acordo com a plataforma Verywell, nada mais é do que a capacidade de perceber, controlar e avaliar emoções. Alguns investigadores sugerem que pode ser aprendida e fortalecida, enquanto outros alegam que é uma característica inata.
Porém, há algo em que os especialistas concordam: a inteligência emocional pode ajudar as pessoas a colaborar, construir confiança, fortalecer relacionamentos e a empoderar os outros. “A clareza mental que se ganha com tendências emocionalmente inteligentes, muitas vezes, promove o crescimento pessoal e a felicidade!”, afirma a psicoterapeuta Erin Leonard, num artigo para a revista Psychology Today. A autora e blogger partilha ainda três sinais de alta inteligência emocional:
- Sintonização emocional. Ter sensibilidade para como os outros estão a sentir-se pode ajudá-la a responder às necessidades deles adequadamente;
- Autoconsciência. A capacidade de introspeção pode levar à clareza mental sobre, por exemplo, como reparar ou melhorar um relacionamento;
- Identificar e articular emoções específicas. Distinguir sentimentos — tais como a tristeza, o medo e a vergonha — ajuda a processar emoções e a lidar com elas de forma construtiva.