
Desde cedo, aprendemos que “sim” é uma resposta mais favorável, enquanto “não” carrega uma conotação pesada e negativa. Para algumas pessoas, à medida que crescem, isto resulta numa pressão latente para concordarem com tudo, ignorando as próprias vontades, prioridades e limites.
O desconforto causado por dizer “sim”, quando se quer dizer “não”, pode causar sentimentos de raiva e angústia, pela falta de clareza e coerência. Algo que, a longo prazo, prejudica a autoestima.
“Dizer ‘não’ não é o mesmo que ser negativo. Em vez disso, resume-se a proteger as suas prioridades e ser seletivo relativamente aos ‘sins’, enquanto cria tempo para focar-se no que realmente importa para si”, explica Natasha Koifman, presidente da NKPR Inc., uma empresa de relações-públicas, agenciamento de artistas e média digital, à revista “Forbes”.
A empresária sublinha ainda que existem três grandes benefícios em dizer “não” sem culpa:
- Protege o seu tempo
“O tempo é o nosso bem mais valioso, que não pode ser substituído quando perdido. Em vez de focar-se em relações pouco benéficas ou comparecer a compromissos pelos quais não sente entusiasmo, ou paixão, procure oportunidades que contribuam para os seus objetivos”; - Ajuda a estabelecer limites
“Estabelecer limites é garantir que as suas necessidades são respeitadas pelos outros, enquanto respeita as suas próprias necessidades, sem sacrificar coisas importantes para si. É sobre ser autoconsciente e melhorar a sua relação consigo mesma”; - É uma forma de autocuidado
“Ao dizer não a certas decisões, provavelmente, conseguirá concentrar-se mais noutras oportunidades mais importantes; aquelas com maior probabilidade de ajudá-lo a sentir-e melhor consigo mesma, com o trabalho que faz e com a sua experiência no mundo em geral”;
Já a psicóloga espanhola Patricia Ramírez esclarece: “’Não, obrigado’ são as palavras mágicas que lhe permitem descansar, ter tempo para si ou que não se comprometa com o que não lhe apetece”, escreve no Instagram. Reconhecendo que esta é uma arte que pode (e deve ser) treinada, partilha uma lista com frases diferentes que podemos dizer quando estamos prestes a ignorar os nossos instintos:
>
Lembre-se: quando dizemos “não” com mais frequência, mudamos a forma como o nosso cérebro pensa e reage a situações, aumentando a capacidade de tomarmos decisões por nós mesmos. Isto tem um impacto tremendo na saúde mental, uma vez que nos valorizamos mais.