Tudo se resolve
Era o lema da minha mãe. Claro que, como eu era a rainha do drama, aquilo enervava-me. Como a todos os angustiados, as pessoas otimistas punham-me pior que estragada. Achava sempre que ela, por mais que eu explicasse, não via onde estava o drama! Tudo se resolve? Ai é? E se alguém morrer? Como é que eu resolvo? Aí entrava o segundo lema da família: ‘A gente resiste a tudo’. Ai é? E se tu própria morreres? Aí entrava o terceiro lema: “Bem, se morrer, já não há muito a fazer.” Pois, mas isso quer dizer que não ficou nada resolvido! Aí entrava o quarto lema da família: “Vai brincar que isso passa-te.” Mas com o tempo, percebi que ela tinha razão: de facto, tudo se resolve…
Yes, we can!’
Barack Obama sabia bem o poder das palavras, e o seu lema levou-o direitinho à presidência. Se funcionou para o presidente dos Estados Unidos, serve para uma criança em crise. Ela acha que não consegue subir uma nota, resistir a um desgosto de amor, marcar um golo? ‘Yes, you can’. Claro, convém que se esforce para isso, não é…
És tão gira!
Todos os psicólogos passam a vida a alertar-nos para a importância de elogiar as crianças. Não o fazemos, com medo que fiquem ‘mimadas’. Também não lhes damos limites, e isso é que faz delas mimadas. Diga-lhes à vontade que são giros e espertos e fantásticos. Mas exija que façam os trabalhos de casa.
Um erro é uma oportunidade para melhorar
Segundo a lenda, foi Einstein que o disse. A lenda não diz se Einstein se fartou de o pôr em prática, mas faz sentido. Como lema de vida, é imbatível: se os habituarmos a olhar para um erro não como um dedo acusador que nos puxa para baixo mas como uma ferramenta de progresso, a vida vai ser-lhes muito mais produtiva. É difícil de treinar? Pois é: mas quanto mais cedo se começar, mais fácil se torna.
Ninguém te pode fazer sentir mal sem o teu consentimento
Deve ser a frase mais famosa de Eleanor Roosevelt, mulher do presidente americano Theodore Roosevelt. E deve ser a frase mais útil para um adolescente. A frase não significa falta de consciência: significa a capacidade de aprender a olhar para dentro de nós próprios, a capacidade para estar sozinho, para ter uma conversa entre mim e eu, para perceber por que é que reagimos como reagimos. Isto não nos torna pessoas perfeitas. Mas faz com que não se ande na vida ao sabor do vento.
A cabeça é que manda!
Quem já foi a uma aula de ginásio sabe que é isto que os treinadores passam a vida a gritar-nos. Dói-nos as pernas, os braços, as costas, a alma? Não faz mal: é a cabeça que manda neles todos! Claro que há um limite para as ‘ordens’ do ‘chefe’, mas vocês percebem a ideia: temos mais controlo sobre a nossa vida do que aquilo que pensamos. Não deixe que ele cresça a pensar que a vida é uma coisa que lhe acontece. Habitue-o a estar aos comandos da nave. Os PTs de todo o mundo (e a ‘Guerra das Estrelas’) dizem-lhe que a Força está com ele!
Não é preciso ver a escada toda: sobe o primeiro degrau
Sabe quem disse isto? Foi Martin Luther King, e é mais inspiradora do que a famosíssima ‘Eu tenho um sonho’ (quem não tem…). É que às vezes os sonhos parecem demasiado grandes…
Defina com ele o que ele quer fazer: melhorar uma nota? Ser cientista atómico? Jogar como o Cristiano Ronaldo? Há que começar pelo princípio. Não deixe que ele fique hipnotizado pela grandiosidade da tarefa, a achar que nunca vai conseguir. Ajude-o a dar o primeiro passo…
Podes fazer tudo o que quiseres
Se ele a cantar lembra um garfo a arranhar um prato, se calhar o sonho de ganhar o ‘The Voice’’ não será o mais apropriado. Mas há tantos sonhos por aí à mão de sonhar! Como dizia o Paulo Coelho, ‘Quando se quer muito uma coisa, todo o universo conspira para te ajudar’. Não se sabe se a teoria da conspiração aplicada aos adolescentes funciona, mas diz quem experimentou que não custa tentar.
Não julgues os outros enquanto não tiveres calçado os sapatos deles
De certeza que houve um famoso que disse isto, mas geralmente é frase dita pelas avós mais preocupadas com a saúde moral dos netos (a seguir a ‘não te ponhas na corrente de ar’, um clássico que também ajuda a crescer, pelo menos sem gripes). Costuma ser das frases mais difíceis de pôr em prática, porque julgar os outros é dos desportos preferidos dos portugueses, mas água mole em pedra dura tanto dá que pode ser que lá fique qualquer coisa (não rima mas é mais realista).
A corrida é só contigo
É uma das frases mais famosas da também famosa ‘Sunscreen Song’, a seguir à frase que lhe deu o nome (‘usa protetor solar’). Foi celebrizada por Baz Luhrmann, mas funciona muito bem como antídoto contra a inveja: sim, a corrida da vida (rima interna. Não façam isto em casa) é mesmo só connosco. Avançamos com as nossas forças e as nossas fraquezas, e o que os outros têm ou não têm não influencia em nada o nosso resultado pessoal.
Junta-te aos bons e serás um deles
Não podia faltar um bom provérbio português, que aliás deve ser dos provérbios portugueses menos postos em prática pelos próprios portugueses. Quando vemos alguém realmente bom, torcemo-nos de inveja até ficarmos verdes. A ideia é: aprender com ele. Ele tem um amigo que é um craque a matemática? Porque não pedir uma ajuda? Pode ‘pagar-lhe’ com umas explicações de português… ou um ombro amigo… ou uma companhia para a Playstation…
É importante sonhar, mas mais importante é fazer
Até pode ser que o desporto preferido deles seja o sofá, mas o lema ‘Just Do It’, da Nike, serve para mais do que desporto. Como bons portugueses, sonhar é connosco, mas quando eles começam a dar trabalho, pedimos logo transferência para outro sonho mais maneirinho. O problema é que todos os sonhos que valem a pena dão trabalho, senão não há conspiração universal que nos ajude… E quando ele disser entre suspiros que não trabalha porque está sem inspiração, cite-lhe a famosa frase de Thomas Edison (sim, o da lâmpada): ‘O génio é 1% de inspiração e 99% de transpiração’.
Se gostas de alguém, diz
Esta não se sabe se Edison alguma vez a disse, mas a nossa inspiração foi uma das personagens, Kimmy (Cameron Diaz) no clássico filme ‘O Casamento do Meu Melhor Amigo’ (nem sempre se pode ser intelectual): se gostas de alguém, diz logo, porque a oportunidade foge rapidamente, é a frase completa. Já que não o fizeram connosco, é importante que a próxima geração saiba dizer ‘gosto de ti’ (aos pais, aos avós, aos primos, aos amigos, aos namorados), sem achar que se está a partir toda por dentro.
Organiza-te com antecedência
Que se saiba, não estava a chover quando Noé fez a Arca. A organização não faz tradicionalmente parte dos muitos dotes da adolescência, mas é sempre possível dar um empurrãozinho à… arca.
… E AS FRASES QUE NÃO AJUDAM NADA
. NÃO LIGUES. É a frase preferida de todas as mães, que nem reparam que não só não ajuda rigorosamente nada, como até soa ofensiva. Como é possível não ligar, quando é a nossa vida que está em jogo? Mais vale tentar encontrar uma solução, mesmo que dê mais trabalho do que dizer ‘não ligues’.
. PARECE QUE TÁS PARVO. Sai da boca das mães à velocidade de um raio, e depois já é demasiado tarde. Porque não pensar um bocadinho antes de abrir a boca?
. OLHA O TEU IRMÃO. Para quê? Acham que alguém vai dizer para consigo: ‘Ai sim, vou fazer tudo para ser como ele…?’
. VÊS AQUI ALGUÉM A FAZER BIRRA?
Se os outros estão ou não estão a fazer birra tanto se lhe dá. Ele quer lá saber. Nós não somos os outros.