Terminar uma amizade: 3 dicas para dizer adeus
Há tipos muito diferentes de amigos, alguns permanecem, outros não, apenas passam pela nossa vida. O que fazer, então, com estes últimos quando não há harmonia? Porque dizer adeus a um amigo pode ser mais difícil do que acabar um relacionamento amoroso.
Quantos amigos acha que teve ao longo da tua vida? Talvez nunca tenha pensado nisso, mas alguém o fez por si. O antropólogo Robin Dunbar. O número mágico de amizades é 150 ao longo de uma vida inteira.
Será que é capaz de prever quais dos seus amigos actuais ficarão consigo até ao fim? Porque já sabe que alguns vêm e vão. Já no tempo de Aristóteles, o filósofo falava de 3 tipos de amizades. As de utilidade- que se mantêm enquanto pelo menos um dos dois continua a precisar de alguma coisa do outro-, as de prazer – com quem nos divertimos quando bebemos uns copos, mas com quem não contamos para tudo- e as de virtude – que são as que aceitamos incondicionalmente e com as quais estamos unidos por uma afinidade que nem a passagem do tempo consegue alterar.
Falemos também de conhecidos, amigos de longa data, amigos íntimos, amigos do Facebook (ou do Twitter ou de qualquer outra rede social), amigos do grupo de pais da escola, amigos do paddle, amigos do grupo de verão… Uma miscelânea de amigos, conhecidos e “circunstanciais”. E se dermos ouvidos a Dunbar, talvez possamos prever com quais deles temos uma viagem mais longa e com quais temos uma viagem mais curta. Porque tudo depende do tempo e do esforço mental que estamos dispostos a dedicar-lhes. Entre 3 e 5 pessoas do seu círculo alargado de amigos são os seus íntimos. Aqueles para quem é capaz de dar pelo menos o seu dedo mindinho. Há mais 10 pessoas que vê com frequência e com quem, sem dúvida, gosta. Vá e dê-lhes uma cara e um nome, e de certeza que vai encontrar os números. E provavelmente encontrará mais 35 a 50 pessoas que entram e saem da sua vida, mas que são um círculo alargado de pessoas com quem se relaciona (ou se relacionou com alguma frequência) ao longo dos anos.
O que fazemos com os que queremos que se vão embora?
Agora que já começou a visualizar quem vai ficar mais tempo e porquê, pense por um momento naquelas “amizades” que já têm uma data de validade. O que é que vai fazer para mudar o jogo e dizer adeus à amizade?
Romper com um amigo não é o mesmo que romper com um parceiro amoroso. Até porque, nisso, podemos ter menos prática.
Desaparecer gradualmente
Se sabe que é pouco provável que a outra pessoa ouça ou aceite a sua decisão, se a relação se está a tornar tóxica ou se quer simplesmente evitar ferir os sentimentos dela, espaçar e reduzir o número de encontros pode ser uma boa fórmula.
Tenha uma conversa honesta
Se, porventura, a pessoa de quem se quer afastar é alguém que conhece há muito tempo e sente que merece o respeito de um último adeus, ou se é alguém que faz ou fez algo tão desagradável para si que seria difícil ignorar, falar com ela e explicar-lhe como se sente na primeira pessoa pode ser uma boa maneira de o fazer. Explique-lhe a situação para que perceba porque se está a afastar e a despedir-se.
Escreva-lhe uma carta
Isto dá-lhe tempo para encontrar as palavras certas para terminar a relação e para explicar as suas ideias de uma forma mais ordenada. Um e-mail também serve, mas tenha cuidado, não caia na armadilha de enviar uma série de mensagens fragmentadas via WhatsApp. E se nunca escreveu uma carta, experimente, tem um efeito poderoso.
Terminar uma amizade: 3 dicas para dizer adeus
Terminar uma amizade: 3 dicas para dizer adeus