A bagagem de um parceiro romântico pode ser mais pesada do que se imagina ao início. E se o peso foi uma “ex” então temos um sério problema com o qual não queríamos lidar. É que muitas pessoas saltam para outros relacionamentos sem estarem bem resolvidas com o passado e levam no pensamento (e no coração?) uma antiga relação. Isso pode tornar-se prejudicial para o atual namoro, uma vez que o outro pode tentar projetar no atual parceiro o que gostava do anterior, ficando preso pelas limitações do que idealizou do próprio passado e sem abrir oportunidades ao presente. Além disso, há também uma quebra na honestidade.
Bruce Y. Lee, especialista em saúde mental, refere que é importante identificar os sinais que podem mostrar que um companheiro não esqueceu a “ex” e diz-nos quais são.
1 – Fala muitas vezes da “ex”.
“É normal mencionar em alguns momentos. Falar sobre relacionamento anteriores ajuda o outro a conhecê-lo melhor e é uma forma de não repetir erros do passado. Porém, tem de haver moderação e contexto”, explica Lee, que alerta para o facto de menções a ex-companheiros sem fundamento poderem revelar que aquela pessoa continua bem presente no pensamento.
2 – Comparações
“Mesmo quando as comparações podem parecer favoráveis, sugerem que um ‘ex’ ainda ocupa um espaço significativo na mente do seu parceiro”, o que demonstra que ele não a esqueceu.
3 – Ainda tem objetos da “ex”
“Se continua apegado a coisas, como presentes que podem ser facilmente descartados, pode estar aí um sinal de alerta”.
4 – Quer mudar a sua aparência para uma mais parecida à “ex”
“Se receber sugestões para mudar o corte ou cor de cabelo para algo semelhante à que a “ex” usava, ou se o seu parceiro oferecer ou sugerir que use roupas semelhantes ao do estilo da ‘ex’, então tem aí um problema”.
5 – Reage mal quando fala da “ex” dele
Por vezes acontece tecermos algum comentário sobre ex-companheiras dos nossos parceiros e a reação deles a isso pode ser reveladora. “Se perceber que ele reage demasiado mal aos comentários, então ele pode estar a esconder algo”.
6 – Leva-a a locais onde esteve com a “ex”
Repetir locais ou pontos turísticos não é preocupante. “No entanto, se perceber que ele insiste em levá-la várias vezes a um restaurante ou um local de férias onde ia com a ‘ex’, então ele pode ter algo mais em mente”.
7 – A ‘ex’ é descrita como perfeita
“Uma coisa é ser diplomático e gentil nos comentários. Outra coisa é fazer da ‘ex’ uma espécie de divindade”.
8 – Demasiadas críticas
“Dizem que o oposto do amor é a indiferença e não o ódio”.
9 – Uma amizade demasiado próxima
As amizades após relacionamentos amorosos podem funcionar e são naturais, mas se sentir que algo não é saudável pode ser porque realmente o seu companheiro não esqueceu da “ex” enquanto amante. “Se não se sente confortável com a amizade do seu parceiro com a ‘ex’, então os dois podem precisar de ter uma conversa franca sobre o que cada um pode tolerar. A forma como o seu parceiro responder pode dizer mais do que as palavras”.
10 – Ele admite que continua apaixonado
“Quer o diga por palavras ou por ações que ainda está preso à ‘ex’, deve reconsiderar a relação. Para uma relação funcionar bem, ambas as partes precisam estar totalmente presentes e disponíveis uma para a outra”, termina Lee.
Conheça ainda os três limites que todas as relações devem ter.