
Foto: Vidar Nordli Mathisen
Quem está numa relação muitas vezes coloca esta questão: “será que estamos a fazer sexo vezes suficientes?” Afinal, a intimidade parece ser a prova máxima de que a chama continua bem acesa, a paixão mantém-se assim como a atração (uma ideia preconcebida que pode não corresponder à realidade).
É verdade que a intimidade tem um papel muito importante na vida de um casal, havendo uma correlação forte entre satisfação sexual e um relacionamento estável, como tem sido demonstrado em diversos estudos. Mas isso não responde à questão: mais sexo é melhor para a união de um par?
Nicole K. McNichols, professora do departamento de psicologia da Universidade de Washington em Seattle, EUA, explica que “a investigação provou que os casais que têm relações sexuais uma vez por semana ou mais relatam níveis mais elevados de satisfação sexual”.
Sobre as vantagens de uma maior quantidade por semana, a especialista diz que ficou provado que “os casais que fazem sexo mais de uma vez por semana não desfrutam de nenhum benefício adicional em comparação com os casais que fazem sexo apenas uma vez”.
McNichols alerta ainda para o perigo de se forçar a relação sexual: “É importante lembrar que, como todos os estudos de investigação, estes números refletem médias. Há uma enorme diversidade nos níveis de desejo sexual das pessoas, e isso é parte do que torna esta experiência tão única. Alguns casais podem fazer sexo apenas uma vez por mês e sentir-se completamente satisfeitos e felizes. Outros podem querer sexo várias vezes por semana para sentir que as suas necessidades sexuais estão a ser atendidas. Essas variações são naturais e devem ser reconhecidas e apreciadas”.
Por fim, a especialista explica que mais importante do que a quantidade é a qualidade. “Quando alguém gosta de uma atividade e a considera muito satisfatória, é provável que a deseja praticar mais vezes – um princípio do comportamento humano que se transfere para a nossa vida sexual”.