1. Ruídos irritantes
A nós um aspirador ou mesmo um secador de cabelo pode parecer incomodativo mas não insuportável. Mas lembre-se que um cão ouve até 10 vezes mais do que um ser humano, ou seja, aquilo que para nós é apenas um incómodo, para um cao pode ser uma verdadeira tortura. Por isso é que eles fogem a sete pés do aspirador (e então se for um daqueles automáticos que andam sozinhos, ainda pior).
2. Ralhetes incompreensíveis
Às vezes nós achamos que eles sabem perfeitamente porque é que estão a ser castigados mas lembre-se: um cão não percebe português. Muitas vezes a asneira que para nós é óbvia, para eles não é. Por exemplo: a maioria dos cães adora roer chinelos porque têm o cheiro das pessoas de quem eles gostam. Para um cão, não faz sentido nenhum tirar-lhe esse brinquedo tão afetivo (enfim, o tutor pode ter outra opinião). Se não quer chinelos amorosamente roídos, arrume-os no armário e feche a porta.
3. Falar muito
Mais uma vez, a maioria dos cães quer agradar mas não percebe português. Se desatar num sermão do tipo: ‘Ó Boss, por amor de Deus, então tu foste um mau menino e passaste a tarde toda que eu estive fora de casa a roer o chinelo da mãe e não contente com isso ainda foste à cozinha e devoraste todas as costeletas marinadas que eu tinha lá deixado para o jantar?’ adivinhe lá o que é que ele vai percber disto tudo: acertou – nada. Mantenha comandos consistentes e curtos: não, muito bem, vai lá, e coisas do estilo.
4. Ser agressivo
Dar um comando não significa gritar com ele e autoridade não é ralhar. Um bom líder não grita, orienta.
5. Não saber o que o espera
Os cães gostam de saber o que acontece quando se levantam, a que horas vão passear, quando se come e quando podem dormir. Ajuda-os a orientarem-se num país estrangeiro que é o nosos mundo. Claro que não tem de fazer tudo todos os dias sempre igual, mas ter estrutura ajuda um cão (e um humano) a regular-se.
6. Abraços muito apertados
Às vezes eles são tão fofos que é quase impossível ter as mãos longe daquele pelo, mas lembre-se que os cães não gostam de se sentir presos. Faça festas e se lhe apetecer muito, dê abraços curtinhos. Aliás, respeite o espaço pessoal e os pertences do seu cão.
7. Passeios apressados
Os cães vêem mal. Ou seja, eles vêem o mundo pelo nariz. Por isso é que é tão importante deixá-los cheirar o mundo. Apesar de, como dissemos acima, gostarem de estrutura, também precisam de novidade. Dê passeios mais longos com o seu amigo, em vez de simplesmente descer à rua e voltar a subir.
8. Um humano ausente
Claro que um humano não tem a vida de um cão e às vezes temos mesmo de sair para trabalhar. Mas compense o seu melhor amigo quando chega a casa: brinque um bocadinho com ele, passeiem juntos, preste-lhe atenção, pegue na bola que ele lhe estende, ofereça um brinquedo um um mimo novo de vez em quando.
9. Interromper-lhes o sono
Ninguém gosta, mas um cão detesta especialmente que perturbem os seus sonhos. Além disso, quando são acordados repentinamente podem achar que estão a ser atacados e reagem instintivamente. Respeite o sono do seu cão e se for preciso acordá-lo, vá com muuuuuuita calma.
10. Forçá-lo a interagir com outros cães
Nós também não gostamos que nos obriguem a falar com pessoas com as quais embirramos. Pois com os cães acontece a mesma coisa. Respeite.
Fontes: https://www.peritoanimal.com.br/ https://southerncrossvet.com.au/10-things-dogs-hate-people-do/