Temos a sensação de que passamos um ano inteiro à espera daqueles dias de férias onde o calor, o dolce far niente e os dias vividos entre a piscina e o mar, com tempo e qualidade, em família e entre amigos, são tudo o que mais desejamos. Contudo, esse período de férias e de ócio passa demasiado depressa e isso pode causar algum stress. Perceber que se tem que voltar à rotina do dia-a-dia e deixar para trás os dias descomprometidos pode ser algo difícil para muitas pessoas. Mas existem formas eficazes de combater o stress no pós-férias e de tornar os dias iniciais de trabalho mais tranquilos.
Para isso, é importante que regresse das férias com tempo para reajustar os seus ritmos biológicos e voltar a uma rotina do sono semelhante àquela que faz quando está a trabalhar. Se tiver que fazer um ajuste repentino, é natural que a irritabilidade, o stress e o cansaço se acumulem mais rapidamente. Além disso, para não se sentir assoberbado neste regresso, convém ter algumas coisas em mente e colocá-las em prática:
- Conheça os seus limites: Devemos reconhecer as nossas capacidades e limitações. Compreendê-las permite-nos definir metas exequíveis.
- Divida as tarefas: Em vez de se sobrecarregar com um grande objetivo, divida-o em tarefas mais pequenas. Assim, o processo torna-se menos stressante e mais facilmente gerível.
- Estabeleça prioridades claras: Nem tudo é urgente. Identifique o que realmente precisa de atenção imediata, o que pode fazer e o que pode esperar, e tenha em mente que há coisas podem ficar por fazer, por não serem assim tão importantes no momento. Isto ajuda a manter o foco e reduz a pressão.
- Procure feedback e apoio: Converse com os seus colegas ou chefes para ter certeza de que os seus objetivos estão alinhados com as expetativas da equipa. Às vezes, uma perspetiva externa é muito valiosa.
- Comemore as conquistas, mesmo as mais pequenas: Cada passo em direção ao objetivo é uma conquista. Reconhecer e celebrar esses momentos estimula a motivação.
- Aceite a flexibilidade : Os planos podem mudar e está tudo bem. A adaptabilidade é uma qualidade muito apreciada e importante no mundo do trabalho.
Manter uma abordagem equilibrada e saudável aos desafios profissionais não faz de si menos ambicioso. Torna-o, antes, uma pessoa realista, que preza a sua saúde mental e bem-estar. O que, em última análise, é uma característica fundamental para um profissional focado e motivado.