A utilização de cristais, ainda que seja apenas na forma de adorno, permitem uma sensação de bem-estar e protecção. Desde tempos imemoriais que as pedras têm vindo a exercer um grande fascínio, e influência, sobre o Homem, na medida em que são utilizadas para variadas finalidades.
Se há quem as deseje para uma busca de serenidade de ordem mental, espiritual e emocional, outros encaram-nas como preciosos auxiliares na procura de equilíbrio físico. Desta forma, as pedras abarcam a pessoa na sua totalidade. Hoje em dia, os terapeutas utilizam as pedras como auxiliares no tratamento de diversas doenças. Para a utilização de cristais com fins de ordem terapêutica, aconselha-se que o interessado consulte um cristaloterapeuta; ou seja, uma pessoa que é entendida no assunto, um especialista. Esta é uma terapia que mal não faz com certeza e, bem aplicada, só pode ajudar.
Os cristais, sendo catalisadores de energia, devem ser limpos pelo menos mensalmente. Devem ser lavados com água corrente (não usar sal) e colocados ao sol no período da manhã. Antes de serem usados, coloque sobre eles a mão esquerda. Há pedras para todos os gostos e algumas receberam nomes um pouco estranhos para a maioria dos mortais: abalone, jacinto, jade verde, hematita, malaquita, prásio, rubi, perita, turmalina verde, topázio rosa, axinta, ametista…
A lista é extensa e envolve benefícios para quem a eles recorre, como a cura para a tristeza, mágoas, depressão e orgulho, efeito tranquilizador em mentes que se encontram em estados hipertensos ou oprimidos, forte influência na obtenção de sucesso, devolução de maior tranquilidade mental e emocional, bem como de uma atitude mais positiva perante as adversidades que a vida traz, recuperação de auto-estima, gentileza e amizade, acção sobre a meditação em casos transcendentais, etc.
A cada signo astrológico está associada uma ou mais pedras preciosas ou cristais. Cada pessoa deve escolher a sua pedra ou cristal pelo signo ou até por uma mera questão de atracção, que também funciona nesta questão. A selecção da pedra ou cristal “ideal”
deve ser individual. Uma simples concha pode ser vir de protecção, ainda que não se lhe dê a mesma força de um citrino, ónix ou pedra-da-lua. A título meramente de exemplo, ao signo de Touro estão-lhe associadas a água–marinha, quartzo rosa e esmeralda; ao Leão, diamante, granada, rubi e citrino; a Virgem, jaspe, esmeralda, crisocola e amazonita; ao Sagitário, topázio imperial e jacinto; ao Capricórnio, ónix e safira azul; e ao Aquário, turquesa, malaquita e amazonita.