Cenários pop e um à-vontade surpreendente marcam esta casa que tem tudo menos uma decoração convencional.
A sua proprietária, Mariana Duarte Silva, account manager, fez questão de a vestir e de lhe imprimir um cunho pessoal, que a humanizasse e lhe desse vida própria.
Quando a adquiriu, há cerca de quatro anos, num bairro antigo de Lisboa, para sua primeira casa, a localização e a amplitude dos espaços marcaram o factor decisivo. "Quando a vi, percebi que tinha imensas potencialidades. Tem tudo o que necessito no dia-a-dia: conforto, silêncio e aquela luz doce que só Lisboa tem, e ainda espaço suficiente para receber os meus amigos", confidencia a proprietária destes 90 metros quadrados renovados.
A intervenção, realizada pelos anteriores proprietários, permitiu ampliar o espaço com alterações significativas. Estava excessivamente compartimentada, com muitas portas a comunicar de uns compartimentos para os outros. Eliminaram-se paredes, deixando parcialmente à vista, junto à entrada, a bela estrutura de madeira que deixa adivinhar a gaoila pombalina, suporte de todo o edifício, e alterou-se a localização da cozinha e da casa de banho: a primeira deu lugar a um quarto de hóspedes, transitando para um compartimento interior, a segunda ganhou dimensão ao ser instalada também num quarto interior. Na decoração, a escolha dos móveis foi uma decisão concertada.
Nada de grandes investimentos. Tudo é comprado em saldos ou recuperado de casa dos pais e dos avós. "Tenho uma especial preferência por objectos de sabor kitch que mais ninguém quer", revela Mariana. Os próprios amigos alimentam este gosto, presenteando-a frequentemente com peças originais que vão tomando o seu lugar um pouco por toda a casa.
Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!