Maria Teresa Granado
Activa
Tem 72 anos, dirige a Comunidade Juvenil de S. Francisco de Assis, em Coimbra, e os projectos ‘Por uma Família Unida’ e ‘Roseiral Vermelho’.
Maria Teresa Granado, tendo sido missionária franciscana, abandonou a congregação aos 37 anos, quando percebeu que a sua missão junto dos mais necessitados era incompatível com os horários e o recolhimento exigidos como religiosa. Desenvolveu vários projectos pioneiros em Portugal, no domínio do acolhimento de crianças vítimas de es-pancamentos e abusos sexuais.
Criou a primeira instituição social mista, enfrentando fortes pressões, ocupou instalações em 1974 para abrigar crianças, e adoptou uma postura incómoda para a Igreja Católica aquando do referendo sobre o aborto. Em 2000, criou o ‘Roseiral Vermelho’, possibilitando às crianças de todo o país receberem tratamento médico sem necessitarem de internamento hospitalar.
Hoje, continua a fazer projectos. O próximo, para o qual já iniciou contactos, visa a criação de condições que correspondam aos anseios dos adolescentes. A prática de desportos radicais e parcerias para intercâmbio cultural com outros países fazem parte do projecto.
Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!