Entre o Porto de Leixões e a zona histórica de Matosinhos esconde-se, intramuros, uma casa-pátio com risco do arquitecto
Eduardo Souto de Moura, integrada numa ubanização de nove habitações, projecto que mereceu a distinção de Finalista na III Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Ingenieria Civil (2002).

A harmonização do conjunto de edifícios e a sua integração na envolvente sobressai na rua calcetada de acesso à urbanização, no design dos candeeiros, da autoria do arquitecto e em conformidade com a antiga alma de Matosinhos, e nos muros que separam os lotes, em granito, projectados à altura das habitações.

Esta fluidez estende-se às próprias casas, de tipologia semelhante, e à forma como recebem a luz oriunda dos três pátios interiores. As diferenças que as distinguem, ligeiras, dizem respeito aos materiais e à dimensão das áreas verdes: cinco beneficiam de um jardim maior e as restantes quatro de jardins mais pequenos, já que o traçado da rua obrigou a lotes inferiores. Mas se por um lado o espaço verde ficou reduzido, por outro os interiores aumentaram. Exemplo disso é esta casa, integrada num dos lotes maiores.

A boa organização interna é uma característica do projecto. Transposto o portão exterior, deparamo-nos com um painel de vidro de grandes dimensões, emoldurado por uma caixa em aço inoxidável, que deixa transparecer o hall de entrada, com acesso ao hall de distribuição de quartos e longo corredor que conduz às zonas sociais. No percurso para a cozinha e living, é imediata a sensação de espaço: cerca de
350 metros quadrados entrecortados por aberturas de luz natural. Animam este percurso o armário com portas de correr em tola, a casa de banho social e uma entrada para o pátio dos quartos, que é, tal como os restantes, proporcionado e acolhedor. Na cozinha, tudo o que está acima do chão foi desenhado, em tola, por Souto de Moura. A estante que liga o corredor ao living é, também ela, em tola. Esta zona social abre-se ao extenso relvado, com piscina em granito. Dali se avista o par de palmeiras que corta a monotonia das linhas horizontais que rebaixam a casa, preservando-a.

Muito provavelmente, para enaltecer esta época romântica, visível nas espécies arbóreas do Ribeirinho, Souto de Moura desenhou um fogão de sala em ferro com moldura em ardósia, material que se repete no chão. Lembra os tempos vitorianos, funcionando mesmo a carvão, tal como acontecia na era industrial. As peças de mobiliário reportam a um gosto clássico, onde se fundem os tons naturais de várias madeiras, algumas das quais presentes na arquitectura.

O living dispõe de uma pequena porta de comunicação para o pátio interior, calcetado, de acesso aos quartos. Esta solução faz lembrar os pátios conventuais, para onde se viravam todas as áreas. Ao mesmo tempo, a arquitectura mediterrânica afirma-se com rigor num circuito giratório que se faz interiormente, beneficiando também os quartos com a luz de Sul.

As portadas em tola, com estrutura interna de ferro, oferecem maior resistência, dada a flexibilidade desta madeira. Já o pavimento foi inteiramente revestido a afizélia, à excepção da
casa de banho das crianças, onde se optou por tijoleira. Ao contrário das restantes, as casas de banho desta habitação foram revestidas a azulejo moldado à mão e seco ao sol. Os lavatórios em vidro fosco vieram de Itália por encomenda do arquitecto, que "desenhava tudo, chegando a contar os azulejos para ficarem alinhados e não ter de os partir", como referem os proprietários.As clarabóias denotam a preocupação de Souto de Moura com a constante busca de luz natural.

Dos muitos pormenores arquitectónicos, não podemos deixar de destacar o hall de distribuição de quartos. Nele foram criadas meias-paredes de madeira à altura humana, ligando a branco toda a zona superior que culmina na clarabóia à imagem do tecto de uma mesquita. Assim, quando a sucessão de portas pivotantes se fecham, reservam uma área quadrangular na cor natural da tola, mais ao nível do chão, e fazem ressaltar a luz branca da clarabóia, para a qual todas as linhas do hall se dirigem, criando a sensação de cúpula de um templo íntimo.


Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!


Siga-nos no Twitter

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Cerimónias fúnebres de Nuno Guerreiro começam hoje

Cerimónias fúnebres de Nuno Guerreiro começam hoje

Empresa do Interior faz Investimentos Estratégicos que Resultam em Crescimento Exponencial. De 11M€ a 50M€, em 5 anos.

Empresa do Interior faz Investimentos Estratégicos que Resultam em Crescimento Exponencial. De 11M€ a 50M€, em 5 anos.

Desfile de elegância na red carpet dos Prémios Sophia

Desfile de elegância na red carpet dos Prémios Sophia

No filme

No filme "Marcello Mio", Chiara Mastroianni transforma-se no seu pai

Vencedores do passatempo 'Super Charlie'

Vencedores do passatempo 'Super Charlie'

OMS anuncia acordo histórico sobre pandemias, com EUA de fora das negociações

OMS anuncia acordo histórico sobre pandemias, com EUA de fora das negociações

Salão do Móvel: design e inovação em Milão

Salão do Móvel: design e inovação em Milão

Instagram tem uma nova ferramenta de edição de vídeo

Instagram tem uma nova ferramenta de edição de vídeo

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

Niu KQi 100P em teste: Sofisticação a bom preço

Niu KQi 100P em teste: Sofisticação a bom preço

Alexandra de Hannover: “A minha mãe é muito corajosa. É um pilar para todos nós”

Alexandra de Hannover: “A minha mãe é muito corajosa. É um pilar para todos nós”

Relatório: Empresas podem perder até 25% das receitas devido às alterações climáticas - mas também há dinheiro a ganhar

Relatório: Empresas podem perder até 25% das receitas devido às alterações climáticas - mas também há dinheiro a ganhar

Luísa Sobral dá longos passeios no final da gravidez

Luísa Sobral dá longos passeios no final da gravidez

Reportagem da VISÃO Saúde sobre evolução da Cirurgia Robótica em Portugal vence Prémio de Jornalismo

Reportagem da VISÃO Saúde sobre evolução da Cirurgia Robótica em Portugal vence Prémio de Jornalismo

A revolução dos robots em Portugal. A reportagem que valeu à VISÃO Saúde Prémio de Jornalismo

A revolução dos robots em Portugal. A reportagem que valeu à VISÃO Saúde Prémio de Jornalismo

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1677

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1677

Clima, risco, banca e crédito: o preço da (in)sustentabilidade

Clima, risco, banca e crédito: o preço da (in)sustentabilidade

Que histórias nos contam os painéis de Almada nas gares marítimas?

Que histórias nos contam os painéis de Almada nas gares marítimas?

Ana Jotta - Arte que imita a vida que imita a arte

Ana Jotta - Arte que imita a vida que imita a arte

Indústria espacial: Quando o céu já não é o limite para Portugal

Indústria espacial: Quando o céu já não é o limite para Portugal

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

A intuição: A ferramenta invisível da defesa digital

A intuição: A ferramenta invisível da defesa digital

Olga Roriz - Há 30 anos a marcar a dança contemporânea

Olga Roriz - Há 30 anos a marcar a dança contemporânea

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Ben Gonthier - Pensar Lisboa através dos seus artistas

Ben Gonthier - Pensar Lisboa através dos seus artistas

BYD estreia nova marca na Europa com carro elétrico de 1000 cavalos de potência

BYD estreia nova marca na Europa com carro elétrico de 1000 cavalos de potência

Os resultados da cirurgia plástica de Sofia Sousa (e as fotos de como tudo se passou!)

Os resultados da cirurgia plástica de Sofia Sousa (e as fotos de como tudo se passou!)

Mais vale prevenir do que fechar

Mais vale prevenir do que fechar

Moda: Coletes

Moda: Coletes

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

CARAS Decoração: 10 espreguiçadeiras para aproveitar o bom tempo

Refeições de astronauta custam 23 mil euros por dia. Por isso a Europa quer produzir bifes e batatas no Espaço

Refeições de astronauta custam 23 mil euros por dia. Por isso a Europa quer produzir bifes e batatas no Espaço

A Natureza Como Arquiteta do Futuro: Construindo Cidades Resilientes

A Natureza Como Arquiteta do Futuro: Construindo Cidades Resilientes

Fotobiografia breve do Papa Francisco

Fotobiografia breve do Papa Francisco

Esta semana na CARAS, dossiê de moda

Esta semana na CARAS, dossiê de moda

Entre luzes e sombras: 7 livros que iluminam o passado (e o futuro)

Entre luzes e sombras: 7 livros que iluminam o passado (e o futuro)

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Passatempo: ganha convites duplos para a antestreia de 'Super Charlie'

Passatempo: ganha convites duplos para a antestreia de 'Super Charlie'

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

Guia de essenciais de viagem para a sua pele

A desenhar é que a gente se entende

A desenhar é que a gente se entende

Segway Ninebot F3 Pro em teste: Dá para levar ao castelo

Segway Ninebot F3 Pro em teste: Dá para levar ao castelo

Moda: Mensagem Recebida

Moda: Mensagem Recebida

CARAS Decoração: a obra de Calatrava numa edição de arte limitada

CARAS Decoração: a obra de Calatrava numa edição de arte limitada

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

VOLT Live: o novo site com (quase) tudo sobre mobilidade elétrica

VOLT Live: o novo site com (quase) tudo sobre mobilidade elétrica

Recorde os

Recorde os "looks" de Letizia nos Prémios de Literatura 'Miguel Cervantes'