Das 20h30 às 21h30 do próximo dia 27 o mundo vai, pelo terceiro ano consecutivo, protestar contra as alterações climáticas causadas pelo aquecimento global e a indiferença dos governantes dos principais países poluidores.
A lista dos municípios inscritos nesta iniciativa da WWF (World Wide Funf for Nature) não pára de aumentar, já se encontrando inscritos Lisboa, Porto, Faro, Aveiro, Esposende, Águeda, Angra do Heroísmo, Vila Nova de Famalicão, Loulé, Sintra, Almeirim, Vila Real, Horta (Açores), Albufeira, Tomar, Viseu e vila de Lajes do Pico (Açores).
Durante o ‘apagão’, muitos monumentos de Portugal vão juntar-se à lista de mais de 70 monumentos em todo o mundo que vão ficar às escuras, sendo alguns exemplos o Cristo-Rei, a Ponte 25 de Abril, a Torre de Belém, em Lisboa, e a Ponte D. Luís I, a Igreja dos Cléricos e a Igreja da Sé, no Porto.
Algumas figuras públicas portuguesas, como Joana Seixas e António Vitorino de Almeida, juntaram-se, igualmente, à lista de personalidades mundiais que apoiam a Hora do Planeta.
As crianças também são convidadas a participar, criando originais lanternas virtuais e partilhando-as com a WWF, no Facebook (
http://www.facebook.com/pages/WWF-Portugal/108860513111?v=info&viewas=0) e com os amigos.
A Hora do Planeta nasceu em Sidney, em 2007, tendo-se tornado um evento mundial no ano seguinte. Em 2009, Portugal aderiu pela primeira vez à iniciativa, algo que repete este ano.
As expectativas relativas ao ano passado foram largamente superadas, com a adesão de mais de 4000 cidades de todo o mundo.
Mais informações no site
http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/hora_do_planeta/hora_do_planeta_2010/.