QUESTÃO Sílvia Gomes: A minha principal dúvida na decoração da minha sala de estar reside no facto de ela ter uma coluna quase a meio. Embora a casa tenha escritório, gostaria que a sala tivesse uma zona de leitura, uma pequena zona de jogo e de tv. Tenho preferência por ambientes clássicos e contemporâneos, dos cremes aos castanhos, e com pouco padrão. Este espaço é apenas para sala de estar, não inclui sala de jantar.
SOLUÇÃO por Diana Azevedo Batalha
Para ir ao encontro do conceito pretendido pela leitora optámos por manter o espaço amplo sem grandes barreiras visuais, sendo o mobiliário fundamental para definir os diferentes ambientes.
As paredes são pintadas em branco e bege para realçar a luz natural que entra pelas grandes janelas. Uma paleta de brancos, beges e taupes (mistura de cinza e castanho) combina-se com a madeira e, pontualmente, com a pele preta, criando uma atmosfera tranquila e confortável. Na zona de jogo, tentou atribuir-se um maior dinamismo, inserindo o elemento vermelho nas cadeiras, contrastando com o branco e o tom escuro da madeira.
O pilar, que se encontra no meio da sala, pode ser encarado como uma mais-valia se aproveitar o espaço entre este e a parede para criar uma zona de leitura, de exposição ou mesmo de arrumação. Permite ainda decompor a ampla divisória em duas áreas, criando um espaço de entrada e outro de lazer. Pode assim criar vários ambientes cujas fronteiras se fundem entre si. Junto ao pilar e à estante fará sentido colocar a zona de leitura e, no seguimento desta, numa área mais resguardada, a zona de estar.
Face às dimensões da sala, a distribuição da iluminação da forma mais correcta pode ser difícil. Daí a sugestão de que seja feita de forma pontual, ao longo do espaço, através de candeeiros de mesa, candeeiros de pé, e mesmo com iluminação de tecto indirecta. Pode ainda optar por rebaixar o tecto de toda a divisória, o que lhe permitirá ocultar os varões dos cortinados. Por outro lado, desta forma, a iluminação de tecto restringir-se-ia a meros recortes rectilíneos muito elegantes.
Tudo isto confere um toque contemporâneo e um estilo coerente em todo o espaço. A profusão de assentos permite ainda realçar o aspecto de convívio e de disponibilidade para socializar. Consegue assim, neste espaço aberto, criar diferentes ambientes, que se vão revelando cada um por si, à medida que se vai avançando no espaço, sem existir, no entanto, qualquer barreira visual.