QUESTÃO Maria Cândida Viana: Gostaria muito que me ajudassem na decoração da sala de numa casa que adquiri ainda em fase de acabamentos. A sala tem 52m², com uma zona em L. Além de área de estar e outra de jantar, pretendia enquadrar uma de escritório, se possível com a secretária um pouco dissimulada. A sala tem lareira, duas janelas e duas portas, e ainda um pilar na parede maior, o que ainda dificulta mais a decoração. Gosto de linhas direitas e gostava de ter uma sala acolhedora, iluminada e moderna.
SOLUÇÃO por Ana Rita Soares (anaritasoares.com)
Esta sala tem muito potencial, pois tem uma área óptima para criar os três ambientes que pretende. Em primeiro lugar, há que criar uma divisão de zonas. Neste caso, faz sentido que o espaço junto à entrada para a cozinha fique destinado a zona de refeições, o “recanto” na zona de L para a dita zona de trabalho (por ser mais pequeno) e a área mais ampla servirá de zona de estar.
Uma vez que o seu desejo é ter uma sala luminosa e moderna, deve manter as paredes num tom claro (branco ou bege) e o tecto branco, pois assim com a ajuda da luz que recebe das janelas, vai sempre ter uma sala iluminada. A iluminação artificial também é importante. Deve apostar nos candeeiros de tecto, de mesa e de chão, distribuídos por toda a sala. Não só tornará mais funcional cada uma das zonas, como conseguirá manter sempre a sua sala bem clara. Tecidos e móveis num tom claro contribuem também nesse sentido.
Na zona de refeições colocou-se uma mesa branca lacada (2,20m x 1,00m) para oito pessoas. Uma vez que é uma mesa grande, sugere-se a colocação de cadeiras de um dos lados e do outro, de um banco corrido para que esta área não se torne visualmente cheia devido à quantidade de cadeiras. Ao mesmo tempo é um apontamento original e moderno que atribui dinâmica ao espaço, fugindo assim ao típico conjunto de mesa e cadeiras iguais. Como são só duas cadeiras, podem ser num modelo ou padrão com maior impacto e força, pois serão a ‘vida’ desta zona. Na parede entre a porta da cozinha e o pilar é colocado um aparador com dois candeeiros de mesa e sobre a mesa de jantar, um candeeiro suspenso. Assim resolverá a iluminação desta área da sala.
A zona de estar é bastante espaçosa, pelo que comporta um sofá de 2,40m, uma chaise-longue e ainda dois maples. Para todas estas peças optou-se por tecidos entre o branco e o bege claro, avivados pelos tecidos das almofadas. A cor, nesta sala, surge mesmo nos apontamentos, o que lhe permite não só atingir a dita ‘luz’, mas também facilitar alterações na decoração (só tem de mudar as almofadas, abajures e outros apontamentos decorativos). Na parede entre a janela e o pilar insere-se o móvel da televisão, em frente uma mesa de apoio e ao centro um tapete, que abarca toda esta área comum.
Para que uma sala ganhe vida há vários elementos que têm um papel importante e um deles é a presença de plantas ou flores. Por terem vida própria, cor, cheiro e movimento, estes são elementos marcantes numa divisão e aqui, visto ser uma sala com uma área grande, podemos optar por algumas de porte grande. Junto ao pilar e junto ao recanto entre janelas, sugere-se um vaso alto, branco, com um arbusto. Neste caso só terá a preocupação de optar por um que seja adequado a interiores.
Na última zona desta sala, a parte que cria o dito L, foi transformada em duas zonas funcionais distintas: uma de leitura e outra de trabalho. Servimo-nos do nicho já existente para criar um alinhamento de prateleiras em madeira, suspensas na parede, que resultam numa ‘estante’ com secretária. Ora vejamos: se mantivermos a primeira prateleira colocada a uma altura adequada para efeito de secretária (cerca de 70cm afastada do chão) e com a profundidade total do nicho (cerca de 60 cm) esta já tem as dimensões suficientes para essa função. Por baixo desta prateleira ficam as banquetas que servirão de assento. Na parede fixam-se mais duas prateleiras, com profundidade inferior (cerca de 30cm são suficientes para arrumar livros e peças decorativas). No topo do nicho encastram-se projectores. Se pintar o fundo e laterais do nicho obterá um efeito ainda mais interessante e demarcador do espaço.
Junto à salamandra criou-se um recanto de leitura definido por um cadeirão com repousa pés, ladeado por um candeeiro de pé. Aqui poderá repousar nas noites mais frias ou simplesmente desfrutar de bons momentos de leitura.