QUESTÃO João Ferreira: Desde já muitos parabéns pelo fantástico trabalho que têm vindo a fazer. Como leitor regular da revista Casa Cláudia, seria um prazer e um grande gosto ter a vossa opinião. Adquiri um apartamento para onde me vou mudar, T1 com cerca de 60 m², construído em 1955 e onde está quase tudo no seu estado original! Pretendo, portanto, fazer uma remodelação total.
O apartamento é bastante soalheiro, pois possui oito metros de janela, com sol de frente durante toda a tarde. Eu quero dar maior protagonismo à sala, mas também gostava de ter uma boa cozinha. Sei que será difícil tudo isto só com 60m² mas… Então pensei na opção de uma sala tipo openspace, com a cozinha inserida na sua decoração, com electrodomésticos embutidos e máquinas (roupa e loiça) escondidas nos armários.
Outra questão é se devo fazer um lavabo social no lugar da mini-biblioteca roubando alguns cm² à casa de banho do quarto.
SOLUÇÃO por Traço Magenta (tmagenta.com)
As casas pequenas exigem um estudo aprofundado do espaço de forma a se conseguir tirar o melhor partido possível. Os 60m2 podem ser pequenos e atravancados ou amplos e bem estruturados, consoante a distribuição que for feita. Assim, a nossa análise vai incidir mais no que diz respeito à organização e funcionalidade das áreas a ocupar, do que propriamente na escolha do mobiliário e acessórios decorativos.
Para a zona de entrada propomos um hall/corredor que permita resguardar a vista da sala e criar uma zona de arrumação através de um armário no qual fique escondido o quadro eléctrico. Neste armário reserva-se ainda espaço para guardar casacos. Na parede livre, uma estante para poder colocar livros e objectos vários mantém, assim, o conceito de mini-biblioteca. Um lavabo social, com acesso por esta zona de entrada, será sempre um elemento, ainda que pequeno, muito útil e funcional.
Ao entrar na zona de open-space temos do lado esquerdo a zona de sala de estar com um grande e confortável sofá, além de um cadeirão. Poderá ter, ou não, uma mesa de centro e um tapete, conforme o leitor ache necessário. Para não bloquear a passagem, sugerimos que o ecrã LCD fique colocado no pilar central. O ideal seria ter um sistema que permitisse direccionar o ecrã de forma a poder-se ver bem de qualquer ponto da sala.
Do lado direito fica a cozinha. Esta, por se encontrar em área de open-space deverá ter um acabamento num material que se articule bem com a sala. Propomos que seja em lacado alto brilho, com puxadores discretos e tampos em madeira. Contabilizámos para a parede do fundo um módulo de gavetas por baixo do lava loiças, máquinas da loiça e roupa encastradas, um módulo de gavetas por baixo da placa vitrocerâmica, um modulo alto com forno e microondas, um frigorífico encastrado e mais quatro módulos de arrumação de parede, onde se inclui o esquentador e o exaustor. Do lado oposto, contabilizámos um módulo alto despenseiro e uma bancada/bar para pequenas refeições, que serve simultaneamente para resguardar a zona da sala de estar.
A área de refeições encontra-se do lado da cozinha, junto à ampla janela, para ser mais agradável. Sugerimos a colocação de uma imagem na parede que permitirá uma sensação de prolongamento do espaço. A mesa, sendo redonda, adapta-se melhor a esta zona estreita entre pilares. Se o tampo for de vidro aumenta a sensação de espaço. Para contrastar com o restante mobiliário de características mais discretas, o candeeiro deverá ser imponente e as cadeiras, de uma cor forte.
No espaço de passagem para o quarto, criámos uma zona de leitura, pois é sempre simpático ter uma chaise-longue junto a uma janela para poder desfrutar de um bom momento de lazer.
Na zona privada da casa encontra-se a suite. Esta tem três áreas distintas. O escritório, com uma secretária junto à janela, para beneficiar da luz natural, e uma estante para arrumação diversa.
O quarto é pequeno e por isso tem apenas uma cama e uma mesa-de-cabeceira, mas é animado com uma grande imagem na parede da cabeceira. A passagem para a casa de banho é feita através de uma das portas do roupeiro, ficando assim dissimulada. A casa de banho é espaçosa e permite ter sanita, bidé, dois lavatórios e uma boa zona de duche.