Problema
“Tenho muitas dúvidas acerca da forma como devo organizar o meu WC, por isso conto com a vossa ajuda. A casa de banho tem 3,3×2,4m, sendo que uma das paredes integra uma janela, em frente desta há uma porta e ainda uma courette num dos cantos!
Pretendo colocar banheira e duche grande (com cerca de 1,2m ou 1,5m de comprimento), sanita, bidé e lavatório com duas pias. É-me ainda exigido que o WC disponha de um espaço livre de circulação com 1,5m de diâmetro e que mantenha o bidé, e também não posso alterar a janela porque modificaria a fachada do prédio. Após várias tentativas, não consigo uma solução; a janela ou a courette atrapalham tudo. Peço a vossa ajuda, certa de que encontrarão uma fantástica solução!”
Solução
Após a análise das suas dúvidas, entendemos que a melhor disposição para a casa de banho é a que apresentamos. Perante as condicionantes, mas também algumas exigências, julgamos ter conseguido um agradável resultado. Assim, optámos por um ambiente muito ‘limpo’, onde o branco assume o papel principal para poder conjugar-se com a multiplicidade de acessórios coloridos. As linhas direitas imperam na generalidade dos elementos, mas são quebradas pelo candeeiro circular da Foscarini – que se destaca pela originalidade dos seus globos transparentes e que enchem de luz toda a casa de banho. O facto de ser um espaço com janela torna-se uma mais-valia, conferindo-lhe maior luminosidade e, como consequência, a sensação de ser maior do que efetivamente é! Para realçar ainda mais esse aspeto, forrámos todas as paredes com corian branco, bem como o chão.
Todos os sanitários, torneiras e toalheiros são da Agape. Para introduzir uma nota de contraste, colocou-se na base para o banho um chão em deque. Num toque mais clássico, a banqueta Luís XV, em decapé e forrada com um sintético branco Andrew Martin, contrasta com o candeeiro Caboche, da Foscarini, e o tapete da Nanimarquina. O quadro, numa homenagem ao pintor Júlio Resende, recentemente falecido, dá a cor necessária a esta tão distinta casa de banho.