“Ouvi dizer que o chocolate é como veneno para os animais. É verdade?”
Esta é uma questão bastante interessante e curiosa. O chocolate faz parte da nossa vida quotidiana. Encontramo-lo nos bombons, nas bolachas , no leite, nas coberturas e recheio dos bolos, etc. Estas guloseimas estão, assim, ao alcance de qualquer cão ou gato mais guloso. Mas é importante saber que o chocolate pode ser causa de intoxicação grave.
O chocolate não é “um doce” inócuo porque contém uma molécula alcalóide, semelhante à cafeína, que se designa teobromina e que é tóxica para a maioria dos animais. O conteúdo em teobromina do chocolate está directamente relacionado com a quantidade de pasta de cacau.
A teobromina pode causar alterações gastrintestinais como vómito e diarreia e, nas situações mais graves, sinais de hiperactividade, tremores musculares, convulsões e/ou provocar mudanças do ritmo cardíaco, podendo levar à morte. As doses tóxicas mínimas de teobromina rondam os 18mg por kilograma de peso do cão, sendo que o dobro desta dose já pode provocar sinais grave de intoxicação.
Para ficar com uma ideia da concentração de teobromina, o chocolate de leite contém em média 1,32 mg por /kg, enquanto o chocolate de culinária pode atingir as perigosas 11,7 mg/kg.
A metabolização do chocolate e eliminação da teobromina pode levar cerca de 4 dias, facto que pode levar a alguns animais a necessitar de ficar internados, sob vigilância médica. Se a ingestão tiver sido feita há pouco tempo, pode induzir o vómito administrando uma pequena quantidade de água oxigenada pela boca.
O chocolate é, igualmente, muito rico em gordura, e o excesso de ingestão de gordura pode levar ao desenvolvimento de uma doença metabólica grave, designada de pancreatite. Nunca me esquecerei da festa de aniversário do filho de uns clientes que ficou estragada por duas razões: A cadela labradora que comeu o bolo de aniversário com cobertura de chocolate e a tristeza da criança pelo internamento, com pancreatite, no mesmo dia, da cadela “gulosa”.
A “Chiara”, apesar de se ter salvo, acabou por ficar diabética. Felizmente, o mais frequente é que os animais que ingerem quantidades pequenas de chocolate fiquem com ligeiras alterações gastrointestinais, como falta de apetite e vómito. Portanto, aqui fica o conselho: os chocolates e seus derivados podem ser uma “amarga” doce tentação para o seu animal. Mantenha-os em local seguro!