
A minha cadela está grávida e prestes a dar à luz . Como é a primeira vez, quais os cuidados a ter na altura do parto e com os bebés?
Como já expliquei num artigo sobre a gravidez, durante a gestação a cadela deve ser pesada regularmente. O aumento precoce de peso pode ter efeitos prejudiciais na sua saúde: a presença de gordura intramuscular pode reduzir a intensidade das contrações musculares e conduzir a complicações durante o parto.
Na altura do parto, sozinhas, as cadelas conseguem executar perfeitamente todo o trabalho. É normal comerem a placenta e lamberem os cachorros. Mesmo assim, quando o trabalho de parto se iniciar vigie-a 15 em 15 minutos para se certificar que o processo está a decorrer com normalidade. Para ficar mais tranquila, se não realizou ainda, faça uma ecografia ou radiografia abdominal para saber quantos cachorros são esperados.
Com o nascimento das crias, obviamente, as suas atenções viram-se para os recém-chegados. Dado que os cachorros recém-nascidos não conseguem regular a sua temperatura corporal, a temperatura do “ninho” deve ser confortavelmente quente. Ajude a cadela, a escolher um local abrigado da casa. Para evitar um meio ambiente demasiado seco coloque, na área, vários recipientes com água.
Não se preocupe se a cadela não sair do ninho durante as primeiras 24 horas, pois vai querer estar perto dos filhotes. Tenha alimento e água perto e vá oferecendo.
Os cachorros começam a mamar logo na 1ª hora após o nascimento. Nesta fase, a cadela produz um leite inicial denominado colostro: líquido amarelado, translúcido e espesso, muito rico em anticorpos que protegem os recém-nascidos contra as infeções. Se algum cachorro tiver dificuldade em começar a mamar, deve orientá-lo a procurar os mamilos da mãe.
Entre o nascimento e a 6ª/7ª semana de lactação, a cadela produz um leite de elevadíssima qualidade, mais rico em proteínas e gordura do que o leite de vaca. Por este motivo, a alimentação da cadela deve ser rica em gordura e proteínas, de modo a garantir o correto suporte nutricional e energético, e conter cálcio e ácidos gordos essenciais para satisfazer as exigências decorrentes da produção de leite e promover o desenvolvimento ótimo dos cachorros.
Se a cadela não produzir leite, se a quantidade for insuficiente ou se a ninhada for muito numerosa, o Médico Veterinário poderá aconselhar a administração de leite de substituição específico para cachorros. Nunca administre leite de vaca porque os cachorros não conseguem digeri-lo, uma vez que o leite da cadela é totalmente diferente do leite de vaca: possui o dobro da concentração energética e o dobro das proteínas.
Aconselhe-se com o médico veterinário de quando deve começar o plano vacinal e desparasitar os cachorros.
Felicidades!