Darwin já era. Nos Estados Unidos, ainda há quem defenda que a evolução das espécies é apenas uma teoria. Apesar das muitas mudanças e descobertas científicas das últimas décadas, a opinião de quase metade dos americanos sobre origem do Homem manteve-se praticamente inalterada: basicament, foi Deus.
Nos Estados Unidos, segundo uma sondagem da Gallup, 46% das pessoas acreditam no criacionismo, ou seja, que Deus criou a Humanidade num só dia algures nos últimos 10.000 anos.
Mais ou menos um terço acha que os humanos evoluíram mas com a ajuda de Deus (embora essa ajuda não seja especificada), e apenas 15% apoiam Darwin e afirmam que, em termos de evolução humanóide, Deus não teve nenhum voto na matéria.
Como curiosidade, note-se que a Gallup tinha feito a mesma sondagem há 30 anos, e a percentagem de defensores do criacionismo manteve-se praticamente inalterada.
A mesma sondagem também revela que há mais americanos a acreditar que Barak Obana é muçulmano (16% dos inquiridos) do que aqueles que acreditam na evolução das espécies (os tais 15%).
21% dos americanos também afirmaram acreditar em bruxas com poderes mágicos (não se sabe se Harry Potter terá tido alguma coisa a ver com isso).
É verdade que a sondagem entrevistou apenas 1012 pessoas, mas mesmo assim é caso para nos fazer pensar…