Chama-se Alice a primeira coleção realizada por esta designer israelita. Trata-se do seu projeto de fim de curso da cadeira de Design Industrial, na Bezalel Academy of Art and Design (Jerusalém). Ela explica: “Tudo começou quando decidi fazer um bule de chá em tecido. Tirei as medidas dos bules antigos da minha mãe, agarrei em vários tecidos e ao fim de algum tempo tinha os moldes costurados!
“O segundo passo foi fazer vários utensílios em tecido, como chávenas, pratos, açucareiros e leiteiras. Depois de cosidos, verti a pasta líquida para dentro destas formas de tecido e de seguida esvaziei-as, com a ajuda de uma seringa. No processo de queima no forno, o tecido desaparece e fica apenas a cerâmica. Nalguns casos, misturei corantes específicos à pasta, o que lhes deu, depois de cozidos, aquelas tonalidades.
Com este projeto proponho a ligação entre um material suave (o tecido) e um material rígido (a cerâmica), perpetuando e preservando as propriedades do primeiro. A cerâmica assume as texturas dos tecidos e os relevos das costuras e parece, depois de cozida, feita em estopa, ou num tecido grosso bastante texturado. As peças resultantes são, além de úteis, surpreendentes, pois todas revelam elementos surpresa. Este desafio implicou, ainda, experimentar trabalhar com vários tipos de tecido e padrões, sendo que a forma da peça é determinada pelo padrão ou, pelo menos, consideravelmente influenciada pelo tecido.”
Vá a casaclaudia.sapo.pt e veja o vídeo do processo de fabrico