As hortas estão na moda. Até Michelle Obama tem uma e faz questão de ir pessoalmente tratar dela. Além do prazer de cultivar o que comemos, a horta permite cultivar produtos biológicos, livres de pesticidas e outros químicos, mais facilmente. E não é preciso ter terreno, basta um terraço ou até meia dúzia de vasos para ter vegetais, leguminosas, frutos e ervas aromáticas à mão (de semear).
Mas não são só razões ambientais e de saúde a fazerem as hortas uma moda. Há motivos decorativos. As soluções de hortas verticais podem dar vida (literalmente) a uma parede sem graça. Vasos de aromáticas conferem charme e aromas irresistíveis. Além disso, mexer na terra pode ser um hobby meditativo interessante.
A sugestão da foto é da Dremel, mas pode improvisar à medida da imaginação. O único requisito é pensar em plantas que não necessitem de muito espaço para crescer. Morangos, frutos vermelhos, malaguetas, tomate cherry são algumas sugestões.
Se é recém chegada ao fabuloso mundo novo da jardinagem vai ter de investigar as melhores formas de afastar as pragas e saber o que se dá bem com quê. Nada de cultivar salva e coentros no mesmo vaso, dão-se mal há anos! O melhor é juntar-se a fóruns de outros amadores apaixonados pelo tema. No Facebook há alguns grupos dedicados ao tema como o Hortas na Varanda e o Hortas em Casa.