Olá a todas as leitoras da Activa
Cá estou eu novamente para contar as peripécias de um rali que foi feito a pensar em nós mulheres.
O Rallye Aïcha des Gazelles uma imensa aventura. Imaginem 300 mulheres no meio das paisagens desérticas de Marrocos a mudar pneus, a desenterrar os carros que ficam presos na areia mole e a resolver as avarias mecânicos que vão sucedendo e que cada vez são mais complicados de resolver à medida que a prova se desenrola. O Rallye des Gazelles é tudo isto.
Para nós participantes a razão que nos move e pela qual estamos aqui é, sem dúvida, o desafio que a prova representa e o facto de sabermos que podemos fazer sempre mais e melhor contando apenas com o nosso esforço.
Mas o rali não é só competição. Além de ser uma competição com uma enorme vertente social que leva algum conforto à população marroquina, ao nível médico e educacional este conta também com uma componente ecológica muito importante.
O Rallye Aïcha des Gazelles foi o primeiro a ser certificado com a norma ISO 12001: 2004. Assim, a eco-condução é de extrema importância sendo que as equipas são obrigadas a seguir determinadas condutas que permitam ir ao encontro destes valores. Têm assim de desligar o motor dos seus veículos sempre que têm necessidade de parar de modo a minimizar as emissões de carbono para a atmosfera, devem fazer a gestão de recursos (água e energia) e de resíduos tendo o cuidado de não poluir o solo nas suas passagens.