Com o início da Primavera (parece uma piada, eu sei…), e na sequência dos novos catálogos de tintas para esta época, publiquei um post sobre casas cheias de cor (aqui), das quais me estou a tornar cada vez mais adepta, devo confessar. E pareceu-me, de seguida, que também faria todo o sentido falar do outro extremo que continua a reunir admiradores em todo o mundo. Casas decoradas exclusivamente a preto e branco são um verdadeiro desafio. Depois de alguma pesquisa sobre o tema, eis as conclusões a que cheguei:
– O primeiro passo é sem dúvida decidir qual o estilo que quer para a divisão em concreto. Lá porque falamos de preto e branco não significa que se esteja automaticamente a comprometer com o minimalista e contemporâneo. Pode, simplesmente, preferir um estilo de linhas clássicas com detalhes elegantes e pormenores sofisticados.
– De seguida, há a ter em conta o tamanho da divisão, uma vez que o preto torná-la-á mais pequena, e o branco, pelo contrário, irá dar a sensação de maior amplitude.
– São várias as alternativas para ‘brincar’ com esta combinação de cores (ou, ausência de cor, no caso do preto…). Papel de parede, azulejos ou, de forma mais previsível, a mobília, são exemplos de elementos que permitem usar e abusar do preto e branco.