O Panorama, mostra anual não competitiva dedicada ao cinema documental português regressa entre 9 e 15 de maio. Ao longo de sete dias, o Cinema São Jorge e a Cinemateca Portuguesa exibem os documentários realizados por portugueses ou feitos em Portugal, naquela que pretende ser a mais significativa mostra do género no nosso país.
Nesta oitava edição, o Panorama presta homenagem a Catarina Alves Costa, uma das mais importantes realizadoras portuguesas cujo trabalho foi determinante para o despontar do documentário português na década de 1990. Senhora Aparecida filme que realizou há 20 anos (1994) merecerá honras de abertura da mostra no dia 9 de maio, às 21h, no Cinema S. Jorge. Catarina Alves Costa orientará ainda um workshop para alunos e aprendizes de Cinema sobre a relação do documentário cinematográfico com a antropologia (13 de maio, Cinema São Jorge).
Olhares Estrangeiros sobre Portugal/Cinema Etnográfico Alemão é outra das seções em destaque no programa. Numa parceria com o Goethe-Institut Portugal e a Fundação Alfred Ehrhardt, serão apresentadas obras de dois cineastas alemães, Alfred Ehrhardt e Hubert Fichte, que filmaram no nosso país nos anos 1950 e 1960, mais a coleção de Filmes do Göttingen Institut, realizados nos anos 1970, cedidos pelo Museu de Etnologia.
Programa disponível em www.panorama.org.pt/2014