O período de crescimento é uma das fases da vida mais importantes da vida de um cão. É durante esta fase que se vai determinar a morfologia do animal em adulto, assim como a sua silhueta e carácter.
O esqueleto dos cachorros desenvolve-se ao longo do processo de crescimento e a nutrição do animal desempenha um papel fundamental no desenvolvimento saudável do esqueleto. Existem alguns fatores que devemos ter em consideração quando queremos promover a saúde dos ossos e das articulações, como por exemplo:
– Controlar a condição corporal do animal. O excesso de peso coloca uma grande pressão sobre as articulações e predispõem o animal para problemas osteoarticulares. Oferecer ao animal um alimento formulado para promover um crescimento ótimo, a monitorização da condição corporal do animal e o respeito pelas doses de alimento recomendadas, ajudam o dono a manter o seu cão com o peso ideal e a reduzir o risco de obesidade na idade adulta.
– Favorecer o desenvolvimento da massa muscular. Os animais em crescimento devem receber um alimento com um teor proteico adequado, composto por proteínas de elevada qualidade que ajudem a promover a formação de uma massa muscular forte e saudável. A massa muscular é essencial para suportar e proteger o esqueleto destes animais.
– Oferecer um alimento com um teor de cálcio equilibrado. O cálcio e o fósforo são minerais essenciais na alimentação do seu cachorro e contribuem para o desenvolvimento saudável dos ossos e dentes. De facto, 99% do cálcio do organismo concentra-se nos ossos. Uma ingestão insuficiente destes minerais pode originar uma mineralização incorreta do esqueleto, por isso, é fundamental que o seu cachorro receba uma quantidade suficiente de cálcio e fósforo durante a fase de crescimento. No entanto, não é apenas o défice destes minerais que pode causar problemas, o excesso também pode ser prejudicial para o desenvolvimento saudável do esqueleto do seu cachorro.
Os alimentos industriais completos de elevada qualidade, adaptados à idade e ao tamanho ou raça do cachorro, possuem teores de cálcio e fósforo perfeitamente equilibrados e têm em consideração as necessidades nutricionais específicas do crescimento e as sensibilidades decorrentes do tamanho ou raça do cachorro.
Se o seu cachorro recebe um alimento de elevada qualidade adaptado às suas características e necessidades nutricionais, o fornecimento de cálcio, ou de qualquer outro mineral ou suplemento vitamínico está contraindicado, uma vez que pode dar origem a perturbações graves no desenvolvimento do cachorro.
A suplementação de um alimento completo, equilibrado e adaptado às características do animal deve ficar reservado apenas para os casos em que há uma recomendação médico-veterinária.
O espaço Nutrição-Saúde é para si. Pode enviar as suas dúvidas sobre a alimentação do seu gato ou do seu cão para nutricaosauderoyalcanin@gmail.com. Vamos procurar responder à sua questão.