Hipster:
Os hipsters são super cool e parecem não fazer esforço nenhum para isso. Acham-se intelectualmente superiores porque ouvem música alternativa e vêm filmes indie. Ditam tendências, vivem em bairros típicos no centro das cidades e são politicamente liberais ou mesmo futuristas. Andam em bicicletas vintage mas levam um McBook Air no saco. Usam máquinas fotográficas analógicas, Lomos e polaroids, mas não dispensam as redes sociais. Viajam para destinos exóticos e estão a par de todas as tendências.
Roupa – Têm um estilo urbano e boémio. Podem usar jeans justos com dobras para ficarem mais curtos, ténis, t-shirt com dizeres irónicos ou de uma banda cool, camisa aos quadrados, casaco de malha ou de cabedal vintage e óculos de sol (uns Rayban autênticos do avô ou óculos com armação de plástico colorida, em tamanho XL).
Os óculos de ver em estilo retro podem e devem ser usados mesmo com visão perfeita. Os homens usam barba ou bigode. Elas usam vestidos florais com botas à cowboy ou militares e sobrepõem padrões que não combinam propositadamente.
O cabelo é curto ou comprido, com um toque menos convencional, como uma franja assimétrica.
Ícone: Johnny Depp
Normcore:
O estilo normcore é unissexo, despretensioso e propositadamente não cool. A ideia é usar roupa o mais normal possível por oposição ao pretensiosismo estético dos hipsters e dos Twees. O que os torna cool é o facto de se vestirem assim por opção. Numa cultura em que todos se tentam diferenciar, a única forma de ser diferente é desistir
de ser diferente.
Roupa – O mais normal possível, num estilo geralmente desportivo, adicionando excecionalmente algum elemento de marca.
Ícone: Katy Holmes
Ícone: Katy Holmes
Twee:
A palavra vem do som que os bebés fazem a tentar dizer a palavra ‘sweet’ e a ideia é que são tão fofinhos que enjoam. O termo foi cunhado por Marc Spitz, autor do livro ‘Twee, the Gentle Revolution in Music, Books, Fashion and Film’. Os Twee são pessoas criativas que sonham com um mundo melhor. Encaram o universo dos adultos com alguma desconfiança, rejeitam o pessimismo e lutam de forma militante por um futuro mais cor-de-rosa, em casa, na rua e sobretudo no Facebook e no Instagram. Fazem sabonetes artesanais (e outras coisas à mão), cultivam hortas biológicas, leem os clássicos, veem cinema de culto. São uns queridos.
Roupa – Tudo o que seja querido e remeta para o mundo infantil. São assumidamente fofos geek, o que significa que podem usar camisolas com a Hello Kitty e saias de princesa e camisolas com padrões florais, corações, bolinhas e laços. Os sapatos são rasos, pode haver chapéus fofinhos ou bandoletes. Casaco de malha sempre e muitas cores primárias: vermelho, azul e amarelo.
Ícone: Katy Perry