As coisas mudaram muito, no mundo, desde 1991. Mário Soares era o Presidente da República, Cavaco Silva ia para o segundo mandato como Primeiro-ministro. Estalava a Guerra do Golfo, depois da invasão do Kuwait por tropas iraquianas. Um video amador mostrava polícias a espacarem o motorista Rodney King e os dias que se seguiram puseram os EUA a ferro e fogo, com motins na rua. Boris Yeltsin subia ao poder na Rússia.
No início dos anos 90 ainda estavamos na ressaca de estilo dos 80’s, com cabelos cheios de volume e o advento da mousse. A maquilhagem alongava os olhos e, nos lábios, os lip gloss davam brilho e cor. As mulheres começavam a usar as técnicas dos profissionais de maquilhagem para esculpir o rosto com blush. Um excesso de produção e cor que viria rapidamente a ceder o seu lugar, por oposição, a tons e técnicas de maquilhagem mais suaves e subtis.
Na moda, dos chumaços que faziam os ombros largos, as meias opacas coloridas, os tons prateados e cintilantes ainda se faziam notar nos guarda-roupas mas rapidamente deram lugar ao minimalismo sofisticado, imposto por criadores como Giorgio Armani.
Nestes tempos inaugurais de 1991, a sua ACTIVA ainda trazia moldes de roupa para as mais talentosas fazerem em casa, mas os temas já abordavam todas as necessidades da mulher portuguesa contemporânea: da carreira aos filhos, da gestão do dinheiro às melhores receitas de culinária, da decoração aos artigos sobre relacionamento, da saúde à beleza e tendências de moda.
Ao fim de 25 anos, continuamos a querer seguir aquilo que faz mover as portuguesas. E, em jeito de recordação, propomos-lhe uma viagem no tempo, através da nossa galeria de imagens, onde encontra as capas que marcaram a ACTIVA ao longo de 25 anos.