![Forno D'Oro pizza.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/07/10202989Forno-DOro-pizza.jpg)
A missão era eleger as melhores pizzarias nos 5 continentes e a revista internacional ‘Follow me to Travel’ tomou-a em mãos (e no paladar). Na lista dos 20 premiados figura agora a ‘Forno D’Oro’, a pizzaria do chef Tanka Sapkota, o mesmo proprietário e líder da cozinha do conceituado ‘Come Prima’.
O Forno D’Oro é assim o único premiado ibérico nesta lista e uma das cinco melhores pizzarias da Europa, para a publicação. Mas não é a primeira vez que o espaço – inaugurado em janeiro de 2015 na R. da Artilha 1, 16b, em Lisboa – é nacional ou internacionalmente reconhecido pela qualidade: o Chef Tanka Sapkota já recebeu o prémio de Melhor Jovem Empresário/Empreendedor do ano, atribuído pela AHRESP 2016 (Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal). A distinção Verace Pizza Napoletana, considerada uma espécie de “estrela Michellin” das pizzas, foi atribuída ao Forno D’Oro em setembro de 2015.
Este está a ser um ano em cheio para o chef Tanka que, em janeiro deste ano, recebeu também o prémio ‘Ospitalità Italiana’ (Hospitalidade Italiana) atribuído pelo governo italiano ao seu ‘Come Prima’, e o Eccellenze Italiane como reconhecimento de qualidade. Em 2014, o Come Prima já recebera a distinção da Associazione Verace Pizza Napoletana. É o único estabelecimento fora de Itália a deter estes três prémios de qualidade da cozinha italiana, explicam em comunicado. O segredo também está, dizem, nos produtos de origem italiana que usam na confeção, como o fermento, farinha e o tomate, bem como facto de serem cozidas num forno de 9 toneladas, construído especialmente no local pela empreza italiana Stefano Ferrara, com pedras vulcânicas do Vesúvio e forrado a folhas de ouro. Um luxo que se traduz no sabor, garantem.
Agora é o Forno D’Oro que começa a arrecadar prémios internacionais. O espaço tem ainda a assinatura da arquiteta portuguesa Cristina Santos e Silva no projeto de decoração.