Há uma série de fotografias que celebra a beleza da amamentação em todo o mundo.
A propósito da chegada de agosto, que é o Mês Nacional da Amamentação nos Estados Unidos, a marca Lansinoh juntou-se à fotógrafa Tina Boyadjieva para capturar momentos únicos entre mães e filhos em 18 países, incluindo o Peru, França, Turquia e África do Sul.
“Queríamos celebrar as mulheres que amamentam pelo mundo, e mostrar a experiência universal da amamentação, independentemente das distâncias culturais e geográficas,” explica Zenda Sims, responsável pelo marketing global da Lansinoh, que se especializa em produtos relacionados com o aleitamento.
Para dar vida à campanha Breastfeeding Around the World, que mostra mulheres de diferentes etnias, ocupações e níveis socioeconómicos, a empresa recorreu à sua rede de escritórios internacionais, bem como aos contactos de Boyadjieva, para encontrar mães através do passa-a-palavra e das redes sociais. De seguida, a fotógrafa viajou para grandes e pequenas cidades, e até mesmo para vilas rurais.
“Esta experiência tem sido uma aventura fascinante. Pude testemunhar muitas culturas pelo mundo,” diz Boyadjieva ao HuffPost. “Esta é uma abordagem tão única a retratos. Queria capturar a beleza daquelas mães enquanto amamentavam.”
Apesar de a Organização Mundial de Saúde recomendar o aleitamento materno exclusivo até ao sexto mês, a realidade varia de país para país. Um relatório de 2016 concluiu que dois em cada três bebés no mundo não chegam a mamar durante o período recomendado.
Segundo um estudo publicado no jornal médico ‘The Lancet’, a amamentação universal podia prevenir anualmente as mortes de 823 mil crianças abaixo dos cinco anos. Além de consciencializar o público sobre este tema, a campanha da Lansinoh evidencia que a amamentação é um elo entre famílias de diferentes origens.
“Esperamos que as pessoas vejam o amor que vai na amamentação – que apesar das barreiras, incluindo o país, língua, tradição e religião, no final das contas, estes bebés são alimentados com uma quantidade incrível de amor,” partilha Sims. “E nós queremos celebrar essa emoção universal.”