
Shannon Fagan
*artigo publicado originalmente em julho de 2016
“Passo a vida na trabalho”, uma frase que ouvimos vezes sem conta e que não está longe da verdade. Passamos o dia no escritório, chegamos cedo, saímos tarde, e muitas vezes os nossos colegas tornam-se os nossos melhores amigos. Mas por muito à-vontade que tenhamos no ambiente profissional, há pormenores que não devemos descurar.
Proibido ‘chinelar’
Se há trabalhos mais conservadores, com um dress code muito bem definido, outros, mais descontraídos, contam apenas com o bom senso dos seus colaboradores. E o bom senso diz que há peças que nem a mais excêntrica das criativas deve usar para trabalhar: Havaianas, decotes à Hollywood, calças rotas e tops curtos ficam para o fim de semana.
É mesmo para partilhar?
Pense muito bem antes de publicar a próxima foto online. Tudo o que escreve ou mostra nas redes sociais pode estar hoje a ser visto pelos seus amigos e amanhã pelo seu futuro diretor. O seu feed nas redes sociais é quase tão importante como o seu currículo. O Linkedin tornou-se quase óbvio, mas o Facebook, Instagram e Twitter não são de menosprezar. Escolha bem a fotografia de perfil, prefira sempre uma foto gira (claro), em que esteja sozinha e de preferência a sorrir. Nunca permita publicações no seu perfil sem aprovação prévia.
Calma na decoração
Luz verde para dar um toque pessoal ao seu espaço de trabalho, mas calma com as fotos da família e cartões fofinhos do seu namorado…
Sorrisos à parte
Mesmo que esteja a enviar um email para um colega, que até é uma pessoa próxima, mantenha sempre o tom profissional: evite os Snoopys animados e os emojis em geral.
Que cheirinho (mau)!
Retoque o perfume na casa de banho e nada de velas de cheiro e paus de incenso em open space. Com a comida, cuidado com refeições muito aromáticas, guisados cheios de alho e salada com cebola…
Figura de urso
Se aderiu à moda das capas de telemóvel divertidas, é capaz de não ser boa ideia usar a do urso fluorescente para uma reunião com o administrador. Tenha sempre à mão uma capa simples para usar nas reuniões. Já agora, mantenha o telemóvel em silêncio, não vá a Taylor Swift desatar aos berros e fazer com que todos saltem da cadeira.
Controle as birras
No trabalho, mostre como é determinada, eficiente e divertida quando é preciso. Mas não necessita de se mostrar a 100%. Todos temos aquela ponta de mau feitio, que não deve ser revelado quando está a trabalhar. Mesmo que tenha uma relação próxima com os colegas, as regras para um bom ambiente de trabalho são para respeitar. Não vale a pena amuar, fazer birra, falar de forma brusca ou ser demasiado emotiva.
Silêncio, por favor
Às vezes, o entusiasmo com a música é tanto que mesmo com os auscultadores o resto da sala fica a saber que estamos a ouvir o último sucesso da Adele. Evite fazer barulho, principalmente se trabalha em open space. Se tiver que atender o telemóvel, procure um lugar mais reservado, para que o resto da equipa não fique a saber que o seu marido fez novamente compras como se o mundo fosse acabar..