.
Luchini Visconti não se tornou famoso pelos dotes na cozinha mas pelo génio da realização. ‘O Leopardo’ é apenas o mais conhecido dos filmes de um cineasta que conquistou a Palma de Ouro em 1963 e que marcou a história do cinema italiano.
Foi em jeito de homenagem que Guy-David Gharbi e Marc Laufer deram o nome de Visconti ao terceiro espaço de restauração que abriram em Portugal. A dupla de empresários francesa juntou o restaurante Visconti a uma família de onde fazem parte o Legaaal, no Bairro Alto, e o beach club Bohemian, na Costa da Caparica, dando-lhe muito do espírito da ‘dolce vita’ italiana.
O Visconti mora no Largo Rafael Bordalo Pinheiro, 18, e, por isso mesmo a decoração do espaço é feito com ilustrações da revista ‘Paródia’ do artista português. Curioso é que Visconti é também o apelido da atriz Maria Visconti, o amor secreto e italiano do artista que dá nome ao conhecido Largo no Chiado.
O ambiente é sofisticado, mas com um toque aconchegante, que lhe é dado pelos enormes sofás azuis, salpicados de almofadas, pelo mobiliário vintage e o forno a lenha à vista,onde as pizas são feitas ao estilo napolitano.
Porém, a estrela da casa não é a decoração, mas o menu. As propostas gastronómicas, que nos chegam pela mão do chef Hugo Dias de Castro apostam nos ingredientes que se querem frescos e premium e a prova do que o prometido é cumprido chega logo com o Couvert com manteiga aromatizada da casa, grissini, chips de pão italiano, queijo e o azeite Marchesi de Frescobaldi Laudemio.
Nos Antipasti, destaque para a Focaccia com azeite e alecrim, a Burrata, de uma Mozzarela affumicata e a Tábua mista de queijos e charcutaria italiana.
Chegando às pizas, encontramos 13 opções e aí só mesmo provando, porque de certeza vai encontrar uma (ou mais) mesmo a seu gosto. Avançamos já que a Pugliese e a Calabrese e a calzoni de Trufa são obrigatórias.
Chega a vez das proteínas. Da Terra pode optar-se entre os Scalopini a la Milanesa ou o Entrecôte Toscano 240g com risoni; do Mare, o difícil será escolher entre o Filete de Robalo com risotto de tomate ou o Polvo com linguini nero.
Finalmente as Ricette al Dente, cinco massas frescas feitas in house, onde se destaca a Carbonara com guanciale – natas nem vê-las, como manda a tradição! – e a romana Caccio e pepe. Nos dois pratos de Risotto, o Di Mare Especial é um mergulho no Oceano e de cogumelos selvagens leva-nos à terra.