Começámos pelo Guacamole e totopos de milho (5 euros), seguimos sem medo para o Ceviche Nikkei de atum (9 euros) e o Ceviche clássico de peixe branco (9 euros), quisemos experimentar os pastéis de bobó e camarão (5 euros) e terminámos com uns deliciosos tacos de camarão com abacate (7 euros). Ou seja, ficámo-nos pelas entradas, uma escolha da qual em nada nos arrependemos e um dos desafios propostos a quem visita o novo Lat.a, na Doca de Santos, e embarca numa viagem ao continente sul-americano sem precisar de passaporte (ou teste à Covid-19!). Porém, há uma outra rota: experimentar um dos pratos principais. Neste caso, há opções para quem não come carne, como o hambúrguer vegan com guacamole e molho mexicano com coleslaw, pelo qual prometemos voltar para experimentar.
Para os mais dedicados ao peixe, os desafios são a moqueca de corvina (16 euros) e o bobó de camarão (15 euros). Para os amantes da carne, destaque para a clássica picanha (16 euros), a costela de boi na brasa com chiles, totopos e frijoles (15,50 euros) ou o arroz de rabada com agrião (13 euros).
Sabores do México, Chile, Perú e Brasil, para acompanhar com três clássicos à escolha: margaritas, caipirinhas e mojitos (a 5 euros cada).
‘Escondido’ junto ao restaurante Doca de Santos, o Lat.a é o novo espaço do Grupo Capriccionsa e fica na Doca de Santos, em Alcântara. Decorado com motivos inspirados na cultura sul-americana, com muito samba como banda sonora, tem uma esplanda com vista para a marina e para a ponte 25 de Abril que convida a almoços demorados. O que não falta em cada mesa é um frasco de álcool gel e um serviço que segue todas as orientações da Direção Geral de Saúde.
A reserva de mesa é recomendada.