O que seria de nós sem o pão? Quer seja ao pequeno-almoço, ao almoço, ao lanche ou ao jantar, esta é uma peça chave da alimentação diária, cuja versatilidade dá origem a inúmeras receitas.
A propósito do Dia Mundial do Pão, que se assinala a 16 de outubro, a nutricionista Rita Varela Ramos desenvolveu uma receita exclusiva, para Fermipan, que poderá preparar no conforto da sua casa, sem qualquer tipo de dificuldade. Segundo a especialista, nutricionalmente, o pão é uma boa fonte de hidratos de carbono e uma excelente fonte de energia. Apresenta algum teor de proteína vegetal e fibra, dependendo da farinha utilizada, e ainda vitaminas do complexo B e minerais como o ferro e o magnésio.
Assim, considera que o pão feito em Portugal é um dos mais ricos a nível nutricional e que um dos fatores de sucesso para a preparação é, sem dúvida, a escolha do fermento. Neste sentido, Fermipan é um produto que não contém glúten, sendo o único que confere a estabilidade da cozedura sem qualquer tipo de imprevistos ou surpresas. Assim, permite que as suas experiências na cozinha, sozinho ou acompanhado, se tornem mais divertidas.
Relativamente à receita partilhada, a escolha destas 3 farinhas – trigo sarraceno, amêndoa e coco – torna este pão mais rico em proteína, gordura e fibra e menos em hidratos de carbono, o que faz dele muito saciante e nutritivo.
A receita
Ingredientes:
– 250 g de farinha de trigo sarraceno;
– 50 g de farinha de amêndoa;
– 50 g de farinha de côco;
– 350 ml de água morna;
– 1 saqueta fermento Fermipan;
– 1 colher de chá de flor de sal;
– 1 colher sopa azeite;
– Sementes de girassol e sésamo a gosto.
Preparação:
Comece por juntar as farinhas, previamente pesadas, com o fermento, o sal e o azeite. De seguida, verta a água morna sobre a mistura e envolva até formar uma massa. Deixe levedar por 30 min coberto com um pano. Pré-aqueça o forno a 170 graus. Cubra com as sementes e leve ao forno por uma hora. Por fim, desfrute do seu pão quentinho e acabadinho de fazer.